X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

PlenaÌ rioCongressoNacional fotoAgenciaSenado
Política e Economia

Gastos do Governo: eficiência e justiça distributiva


A saída da crise passará, necessariamente, pela reversão da trajetória de gastos públicos. Esse ajuste não será fácil. O populismo dos últimos anos resultou no comprometimento dos gastos públicos para além do compatível com a renda do país. Prometemos mais do que podemos entregar.

A superação da crise demandará ampla deliberação democrática sobre as difíceis escolhas que temos que enfrentar. Não só dos mais vocais (e abastados), cujo descontentamento se expressa nas manifestações contra o governo. Mas, principalmente, da maioria da população que não têm acesso aos mecanismos de pressão dos grupos de interesse.

A pesquisa do Instituto Data Popular, discutida por Malu Gaspar na revista Piauí, mostra que a insatisfação dos grupos com menor renda decorre da percepção de que o governo não entregou o prometido. A crise resulta no aumento do desemprego, na inflação que reduz o poder de compra e no encolhimento dos programas sociais. Como bem coloca o diretor do Data Popular, os mais pobres querem um Estado provedor.

LIDERAR A TRANSIÇÃO, DANDO O EXEMPLO, REQUER QUE TODAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS SEJAM REAVALIADAS SOB OS CRITÉRIOS DE EFICIÊNCIA E JUSTIÇA DISTRIBUTIVA. POLÍTICAS QUE FRACASSEM NAS DUAS DIMENSÕES DEVERIAM SER ELIMINADAS.

A economia política não pode ser ignorada: como conciliar a necessidade do ajuste fiscal com a demanda por um Estado provedor? O governo deveria dar o exemplo. Houve uma impressionante expansão das políticas públicas nos últimos anos. Em muitos casos, porém, não existem avaliações sobre o seu impacto. Quais foram os grupos beneficiados? Em que medida as políticas são eficazes? Qual o seu custo de oportunidade? Em particular, quais políticas sociais não cumprem o papel provedor para os mais pobres, ou garantirem políticas universais como saúde e educação?

Como conciliar a necessidade do ajuste fiscal com a demanda por um Estado provedor? Share on X

O país é pródigo em políticas simultaneamente ineficientes (que diminuem o tamanho do bolo) e regressivas (que beneficiam desproporcionalmente os mais ricos). Essas políticas foram intensificadas nos últimos anos. Liderar a transição, dando o exemplo, requer que todas as políticas públicas sejam reavaliadas sob os critérios de eficiência e justiça distributiva. Políticas que fracassem nas duas dimensões deveriam ser eliminadas.

Fomentar campeões nacionais com empréstimos subsidiados transfere renda da sociedade para alguns grupos selecionados, seja com a cobrança de tributos, seja diminuindo os recursos disponíveis para intervenções redistributivas, como saneamento e transporte coletivo. Sem comprovação convincente de ganhos sociais, o fomento aos campeões nacionais não passa no crivo. Qual o benefício social das políticas de subsídio disseminadas nos últimos anos? Em que medida esses benefícios compensam os custos para o Tesouro e comprometem outras políticas públicas? Qual o seu impacto sobre a produtividade e o crescimento?

Desonerações tributárias e políticas que premiam alguns em detrimento dos demais distorcem a alocação na economia. Recursos excessivos são alocados na atividade beneficiada, diminuindo a produtividade da economia. Insular setores escolhidos de competição externa gera ineficiência e transfere renda para os protegidos à custa dos demais.

Desonerações tributárias e políticas que premiam alguns em detrimento dos demais distorcem a alocação na economia. Share on X

O imposto sindical incide sobre o conjunto dos trabalhadores, distorcendo suas decisões e retirando-lhes recursos. O mesmo ocorre com as contribuições para as federações que representam as empresas. Em ambos os casos, trata-se de recursos compulsoriamente arrecadados da sociedade sem a adequada transparência sobre o seu destino. Por que não adotar os mesmos procedimentos que regulam as empresas de capital aberto, com auditorias independentes e publicação de balanços que discriminem como os recursos foram utilizados?

Ensino universitário gratuito beneficia sobretudo as famílias entre os 10% mais ricos, enquanto muitos estudantes das famílias mais pobres pagam pelo ensino superior. É justa a gratuidade do ensino superior aos que obtém melhores notas em um país cujas famílias de maior renda têm acesso a ensino básico (pago) de melhor qualidade?

Projetos de mobilidade urbana que diminuam o tempo de deslocamento da periferia deveriam ser prioritários em relação a alternativas que beneficiem poucos. Servidores públicos – em quaisquer carreiras – combinam estabilidade no emprego com salários em média maiores que os do setor privado. Deve-se reavaliar os critérios de estabilidade e, considerando as peculiaridades do setor público, rever os incentivos para que serviços de qualidade sejam providos a todos cidadãos.

Uma agenda republicana deveria tratar os iguais como iguais e daria o exemplo para aqueles de quem são cobrados sacrifícios. A superação da crise requer enfrentar, com transparência e deliberação democrática, difíceis escolhas. Podemos resolvê-las em benefício da maioria e contribuir para a retomada do crescimento, ou preservar os privilégios para grupos selecionados e assistir ao agravamento da crise. Para prejuízo de todos.

__

Marcos Lisboa é presidente do Insper, Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia. Atuou como professor assistente no Departamento de Economia da Universidade de Stanford e da EPGE/FGV. Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e presidente do Instituto de Resseguros do Brasil. Diretor executivo do Itaú-Unibanco, entre 2006 e 2009, e vice-presidente até 2013.

Vinicius Carrasco e João Manoel Pinho de Mello são PhDs em economia pela Stanford University. São, respectivamente, professores no Departamento de Economia da PUC-Rio e no Insper.

Artigo publicado em Nexo

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot