Os serviços de geolocalização estão conquistando o mundo aos poucos. Com cerca de 8 milhões de usuários, o Foursquare, principal rede do ramo, teve um crescimento grandioso no ano passado, e segue expandindo a passos largos mundo afora. Por aqui, os números ainda são um pouco tímidos, mas tendem a crescer, à medida que empresas começam a desenvolver campanhas e outros meios de engajar seu público. Mas qual seria a real proposta de fazer um check-in em determinado local? Apenas uma forma de levar um desconto ou colecionar uma nova badge? Inicialmente, até pode ser que sim. Mas como será que as empresas podem se utilizar desses serviços daqui em diante? Neste artigo publicado pelo ClickZ, foram elencadas algumas maneiras de como essas marcas podem utilizar essas redes de geolocalização para beneficiar sua audiência:
– Muito além do check-in: hoje, o usuário não busca mais esse tipo de serviço apenas para dizer ao mundo onde ele está. As empresas terão que encontrar meios convenientes, privados e gratificantes para que os usuários façam o check-in e digam onde estão.
– Integração entre os serviços: o Facebook é um bom exemplo de integração. As empresas conseguem integrar seus perfis na rede ao Facebook Places. Assim, conseguem identificar onde seus clientes frequentam e oferecerem ofertas e direcionarem anúncios e demais publicidade diferenciada e específica para cada caso.
– Ferramentas de recomendação: além de disponibilizarem sua localização aos amigos, os usuários querem opinar sobre o lugar onde estão. Opinam sobre o ambiente, a comida, o serviço, o que fazer ou não fazer, enfim, opinam sobre tudo que acham que têm direito. Quem quiser, também poderá fazer recomendações sobre a região onde está – e não apenas sobre um local específico. Essa ferramenta será muito útil para o Google, que terá uma boa base para atualizar os aplicativos de localização.
Quem está fazendo diferente
– O Droplat permite criar um banco de dados virtual para serviços de geolocalização. Os usuários podem armazenar informações dos lugares que estão e repassar para os demais.
– O aplicativo Android Tasker muda automaticamente o perfil do seu smartphone de acordo com as configurações. Você pode, entre outras opções, configurar para que seu celular entre automaticamente no perfil silencioso quando você chegar ao escritório.
– A startup Broadcastr oferece um serviço muito bacana. Quando você passa por determinado lugar, um áudio com fatos interessantes sobre o local é acionado em seu celular.