Em poucas palavras, o aplicativo traz o boca a boca off-line para a web, principalmente das redes sociais, presentes no cotidiano de milhões de brasileiros.
Mas como funciona? Simples! Após adicionar o aplicativo, o usuário terá um espaço para preencher as informações sobre o profissional ou serviço que procura. A partir disso, a requisição ficará listada para que outros usuários possam respondê-la. Além disso, o usuário terá a opção de postar as informações no mural do Facebook, para que seus amigos possam indicar um prestador de serviço que se adeque às necessidades.
A requisição de um profissional não fica necessariamente restrita ao seu grupo de amigos na rede social. Ela será divulgada para outros usuários do Resolva.me, que poderão, por meio do aplicativo, recomendar bons profissionais.
“A idéia é sempre garantir que o usuário tenha seu problema resolvido e de preferência por pessoas de seu círculo pessoal”, afirma Juliano Martinez, COO do Resolva.me.
Todos os prestadores de serviço previamente recomendados no Resolva.me Indica serão listados em um banco de dados.
Dessa forma, mesmo que os contatos não saibam indicar ninguém relacionado à requisição, o usuário terá à sua disposição uma vasta diversidade de bons profissionais, contratados e validados por quem já usou. Uma forma de facilitar a contratação de profission- ais confiáveis e evitar “dores de cabeça”.
“Nós percebemos, baseado em 3 meses de pesquisas com usuários e presta- dores, que não faz diferença se você é ou não hard-user de internet. O boca- a-boca sempre pesa mais na hora da escolha de um prestador de serviços ou local”, diz Pedro Sorrentino, CEO do Resolva.me.
Mercado
O mercado de prestadores de serviço informais no Brasil movimentou US$ 372 bil- hões em 2010. Número corresponde a 18,6% de todo o montante gerado no mer- cado de serviços (Fonte: ECINF – IBGE e Exame.com.br). O número é superior ao produto interno bruto da Argentina!
Igualmente relevantes são os dados da Internet no Brasil. Somos a oitava maior audiência na Internet, e a maior da América Latina, com 44 milhões de usuários. O Brasil está empatado com o Holanda na liderança em audiência no Twiter, micro- blog mais usado no mundo. (comScore 2011).
Nesse contexto, o Resolva.me realizou uma pesquisa com 185 clientes de presta- dores de serviço. Do total, 36% classifica o boca a boca como o principal meio de conhecer novos profissionais. Já 22% julga ser a internet o melhor lugar para encontrá-los.
Entre os profissionais entrevistados, 74% avalia o boca a boca como o principal meio de angariar clientes. 17% credita à internet a gama de clientes, enquanto 9% opta por outros meios.
A equipe do Resolva.me
Nós acreditamos que unir o potencial da internet com a alta demanda de prestadores no serviço no Brasil – um boca a boca online – é um nicho que precisa ser aprimorado. Decidimos começar com um aplicativo de Facebook, umas das principais redes sociais do mundo; e a que mais cresce. As reco- mendações já acontecem no Facebook; nosso intuito é organizar essas infor- mações e garantir que todos os usuários possam desfrutar do serviço de bons profissionais. E o “Indica” é só o primeiro passo.