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Os pitches são competições de planos de negócios em que os empreendedores têm poucos minutos – às vezes alguns segundos – para vender sua ideia a investidores. Enquanto no Brasil o pitch ainda é algo relativamente recente, nos Estados Unidos é quase uma instituição. Além dos escritórios, eles também são realizados em grandes concursos promovidos por fundos de investimento e universidades. Foi em uma dessas competições, a MIT $100K´s, do prestigioso Massachusetts Institute of Tecnology, que um novo formato de apresentação apareceu: o twitch – pitch feito pelo Twitter.
Mas antes de falar do novo formato, deixe-me dizer um pouco sobre o original. Eles também podem ser chamados de elevator pitch, uma metáfora para o tempo que uma pessoa teria para falar de sua empresa a um investidor enquanto estivessem tomando o elevador juntos.
Em uma sala, num elevador ou pelo Twitter, o propósito do pitch sempre será o de persuadir e instigar alguém a saber mais sobre o tema apresentado. O twitch, na visão de seus idealizadores, ajuda os empreendedores a trabalhar a concisão, a entender a força das redes sociais e a aprender a criar virais na internet. Segundo eles, é preciso estimular os empreendedores a desenvolver as habilidades necessárias para ser bem sucedido, e expressar bem o plano de negócios é uma delas.
É claro que um plano de negócios não pode ser sintetizado em poucos caracteres, mas é possível reunir os pontos mais atraentes. Uma das formas básicas do twitch é apresentar um problema para, em seguida, dar a solução – ou seja, o produto. Outro formato frequente é elencar todas as funcionalidades do produto e encantar o investidor com tamanho potencial. Frases de efeito, trocadilhos e criatividade são as ferramentas para criar um bom twitch.
Apesar de inovador, o formato não foi muito difundido. É difícil imaginá-lo fora do ambiente de experimentalismos de uma universidade, como em uma rodada de negócios. Mas não se pode negar que seu conceito encerra uma série de lições sobre um pitch. O conteúdo é muito importante, mas para se destacar da multidão é preciso pensar na forma. Palavras bonitas não surtirão efeito se o produto não acrescentar nada de novo ao consumidor. Outra lição é a necessidade de se expressar de maneira rápida e precisa. Investidores nunca têm muito tempo e há sempre milhares de pessoas querendo vender suas ideias de negócios. Quanto mais direta for a mensagem, maior será a probabilidade de alguém se interessar por ela.
E você, conseguiria vender seu negócio em apenas 140 caracteres?
Obs: Já tem gente dizendo que twitch é velho. A nova onda é YouPitch, feito em vídeo e transmitido pelo Youtube. Mas cada assunto merece um post específico.
Obs 2: A Universidade Harvard criou uma ferramenta para ajudar empreendedores a montarem seus pitches. Ela pode ser acessada aqui.