X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Twitch, o pitch em 140 caracteres


shutterstock_38521555

(Foto: Shutterstock)

Os pitches são competições de planos de negócios em que os empreendedores têm poucos minutos – às vezes alguns segundos – para vender sua ideia a investidores. Enquanto no Brasil o pitch ainda é algo relativamente recente, nos Estados Unidos é quase uma instituição. Além dos escritórios, eles também são realizados em grandes concursos promovidos por fundos de investimento e universidades. Foi em uma dessas competições, a MIT $100K´s, do prestigioso Massachusetts Institute of Tecnology, que um novo formato de apresentação apareceu: o twitch – pitch feito pelo Twitter.

Mas antes de falar do novo formato, deixe-me dizer um pouco sobre o original. Eles também podem ser chamados de elevator pitch, uma metáfora para o tempo que uma pessoa teria para falar de sua empresa a um investidor enquanto estivessem tomando o elevador juntos.

Em uma sala, num elevador ou pelo Twitter, o propósito do pitch sempre será o de persuadir e instigar alguém a saber mais sobre o tema apresentado. O twitch, na visão de seus idealizadores, ajuda os empreendedores a trabalhar a concisão, a entender a força das redes sociais e a aprender a criar virais na internet. Segundo eles, é preciso estimular os empreendedores a desenvolver as habilidades necessárias para ser bem sucedido, e expressar bem o plano de negócios é uma delas.

É claro que um plano de negócios não pode ser sintetizado em poucos caracteres, mas é possível reunir os pontos mais atraentes. Uma das formas básicas do twitch é apresentar um problema para, em seguida, dar a solução – ou seja, o produto. Outro formato frequente é elencar todas as funcionalidades do produto e encantar o investidor com tamanho potencial. Frases de efeito, trocadilhos e criatividade são as ferramentas para criar um bom twitch.

Apesar de inovador, o formato não foi muito difundido. É difícil imaginá-lo fora do ambiente de experimentalismos de uma universidade, como em uma rodada de negócios. Mas não se pode negar que seu conceito encerra uma série de lições sobre um pitch. O conteúdo é muito importante, mas para se destacar da multidão é preciso pensar na forma. Palavras bonitas não surtirão efeito se o produto não acrescentar nada de novo ao consumidor. Outra lição é a necessidade de se expressar de maneira rápida e precisa. Investidores nunca têm muito tempo e há sempre milhares de pessoas querendo vender suas ideias de negócios. Quanto mais direta for a mensagem, maior será a probabilidade de alguém se interessar por ela.

E você, conseguiria vender seu negócio em apenas 140 caracteres?

Obs: Já tem gente dizendo que twitch é velho. A nova onda é YouPitch, feito em vídeo e transmitido pelo Youtube. Mas cada assunto merece um post específico.

Obs 2: A Universidade Harvard criou uma ferramenta para ajudar empreendedores a montarem seus pitches. Ela pode ser acessada aqui.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot