Você venceu o medo de abrir um novo negócio. Venceu as burocracias e a escassez de investimento em tecnologia e inovação. Criou site e perfil no Facebook para divulgação da marca. Mas aí chegou dia 30 de março de 2012 e a timeline se tornou obrigatória a todos os perfis e páginas da rede social. Além disso, as empresas começaram a abandonar os perfis a usar as páginas para atrair clientes e fãs.
Antes de sair por aí amaldiçoando até a última geração da família Zuckerberg, confira as dicas do Jornal do Empreendedor para fazer da sua página um verdadeiro sucesso no Facebook:
1. Preencha todas as informações sobre a empresa na página.
Antes de tudo, a página tem de ser útil para quem quer te encontrar. Ou seja, não esqueça de telefone, site, email e endereço. Se houver expediente definido, coloque também.
2. Nem tudo o que é postado é visto.
Um algoritmo matemático chamado EdgeRank determina a relevância das publicações para cada pessoa que curte uma página. Entenda melhor como funciona o EdgeRank.
3. Quanto mais você aparece, maior a chance de ganhar fãs engajados.
Poste com regularidade e criatividade. Quando seus fãs atuais curtirem uma postagem, essa ação aparecerá no ticker de quem o tem como amigo.
4. Use boas imagens e vídeos para chamar a atenção.
Com a timeline, as imagens ganharam destaque e ficaram maiores. Quando o usuário passa os olhos pelo feed de notícias, as fotos são avistadas facilmente. Vídeos funcionam da mesma forma.
5. Links também possuem peso.
O EdgeRank julga ser alto o nível de interação quando uma postagem tem uma ligação externa. Mas use links completos. O Facebook dá mais peso a links “inteiros” do que a links encurtados por serviços como bit.ly, goo.gl e tinyurl.com.
6. Publique manualmente.
A rede social tende a ignorar posts provenientes de aplicativos que funcionam com o RSS.
7. Dê prioridade a certos dias e horários para postar.
Os horários de pico são às 11h, às 15h e às 20h. O dia em que os usuários mais interagem é quarta-feira, seguido de terça e quinta. O período com menos atividade é domingo, das 14 às 18h. Veja mais detalhes na página do Marketing Digital 2.0.
8. Construa enquetes e perguntas na página.
O Facebook dá destaque a enquetes construídas pela rede social e as perguntas fazem os usuários se manifestarem, contribuindo para o sucesso do post.
9. Interaja com usuários e grupos.
Responda a questões feitas na página, publique em grupos que podem se interessar pelo serviço que você oferece.
10. Divulgue a página em todos os outros meios possíveis.
Promova a página no seu site, por email, Twitter, newsletters. Faça com que ela seja vista e as pessoas saibam do que se trata.
E você, empreendedor, alguma outra dica? Fez e deu certo? Comente aqui na página e conte sua história.