Com empresas que se dividem em vários escritórios, cidades, estados e até mesmo países, fica difícil organizar as forças de trabalho para que contribuam para o crescimento do negócio.
O trabalho exige muita organização, planejamento, colaboração e comunicação. Michael A. Olguin, presidente da Formula PR, uma empresa de Relações Públicas que está dividida em três escritórios pelos Estados Unidos, dá dicas para gerenciar tudo isso. Confira o artigo original na Inc.com.
1) Entendimento claro do programa / dos objetivos dos projetos
Um dos maiores desafios é deixar claro para o grupo o que ele precisa atingir. Para que seja eficiente, é necessário que todos os componentes do programa estejam definidos. Quanto mais você eliminar as dúvidas e obscuridades, mais chances tem de que tudo corra bem.
2) Comunicação, comunicação, comunicação
Comunicação é essencial para qualquer projeto, mas, quando o time está descentralizado, adquire mais importância ainda. Todos os aspectos do projeto devem ser compartilhados com todo o grupo para garantir que as pessoas acompanhem o progresso e os eventuais problemas do trabalho. Quando falta comunicação, há maior chance das dificuldades surgirem e darem margem para o fracasso.
3) Papéis e responsabilidades definidos
Problemas são mais prováveis quando as pessoas não sabem qual o papel que lhes cabe e o que é esperado delas. A dica é montar um acompanhamento do projeto, com uma planilha que deixe claro responsabilidades e prazos. São dois os benefícios dessa estratégia: 1) O time consegue administrar todos os aspectos do programa e acompanhar seu próprio progresso e 2) o cliente tem acesso ao andamento do projeto e aos prazos.
4) Comunicação não-verbal não é tão confiável assim
Muitas vezes, gerentes acreditam demais no poder de emails, mensagens de texto e outras formas de comunicação escrita. Quando isso acontece com um time descentralizado, pode ser justificado por oferecer um modo conveniente de se comunicar com várias pessoas de uma só vez. Mas e preciso ter cuidado, pois essa forma de comunicação elimina o toque pessoal necessário a qualquer relacionamento de trabalho.
5) Flexibilidade
Já que seu time não tem acesso tão facilitado a você, a flexibilidade é importante. Com isso, o grupo se sente com mais poder para gerenciar seus próprios horários e, ao final, isso tem um efeito positivo ao termino do trabalho.
Gerenciar um time descentralizado é cada vez mais comum. Para que você consiga ser um bom líder, é necessário que entenda que não vai conseguir se comunicar com seu time da mesma forma que faria se estivessem todos num único escritório. Com objetivos responsabilidades definidos, ajudados por uma comunicação verbal eficiente, você será capaz de fazer com que um time disperso funcione como um só.