Pense em sua estrutura organizacional antes de empreender. Isso afeta diretamente no desempenho de seus funcionários
As principais teorias organizacionais, tais como Max Weber, Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol argumentam que até certo ponto, as organizações podem e devem ser estruturados de acordo com certas regras e princípios universais.
O resultado de tudo isso foi a burocracia e a administração científicas de que as organizações tratam como princípios a serem executados de forma mecanicista, contando com a especialização de tarefas, procedimentos e regras formais de autoridade.
Conforme o tempo passou, no entanto, o equilíbrio se deslocou em direção à chamada “abordagem de contingência”, baseada na crença de que o fator mais importante da estrutura organizacional é o ambiente operacional.
Este processo pode ser difícil e demorado, e deve começar com uma compreensão do processo de concepção da estrutura da empresa.
Hoje o cenário é totalmente diferente da época em que Taylor e Fayol, Max Weber e outros teóricos da administração surgiram: uma era totalmente industrial e voltada ao controle gerencial.
Sendo assim, selecionamos algumas perguntas para você fazer a si mesmo antes de empreender.
#1. O que estrutura organizacional significa para você?
Estrutura organizacional é a maneira pela qual os membros de uma empresa e suas responsabilidades são organizados.
Os principais componentes da estrutura organizacional incluem papéis e responsabilidades (atribuições de tarefas), processos de coordenação e relações entre membros e a estrutura hierárquica.
#2. Quais são os aspectos de uma estrutura organizacional?
A estrutura organizacional tipicamente consiste em várias unidades de negócio (ou seja, grupos apoiados por recursos adequados), formado em torno das funções, produtos, mercado ou clientes que são organizados de forma hierárquica.
#3. Quais são as influências mais importantes na estrutura organizacional?
O item mais importante da estrutura organizacional é a estratégia da organização.
Se a estratégia baseia-se na identificação e satisfação das necessidades de um grupo de clientes específicos, os recursos humanos devem ser organizados da forma que é mais eficaz para criar e entregar os resultados exigidos pelos clientes.
Outros fatores que precisam ser pensados são os estilos de liderança, a cultura organizacional, o tamanho e a complexidade da organização, a capacidade dos membros da organização, o nível de incerteza, a cultura geral da sociedade e a tecnologia.
#4. Quais as dimensões compõem a estrutura organizacional?
As empresas geralmente dependem de algumas dessas dimensões organizacionais:
- A divisão do trabalho.
- A padronização do trabalho.
- A formalização do trabalho.
- A centralização do trabalho.
- Métodos de coordenação e configuração.
#5. Quais são os desafios da estrutura organizacional?
Empreendedores devem lutar contra o grau de diferenciação dentro da empresa, tanto vertical como horizontal.
O equilíbrio adequado entre as diferentes frentes de uma organização, com o nível adequado de descentralização vai ser de grande valia para o desempenho da organização.
#6. Quais são as metas e objetivos mais importantes?
A estrutura organizacional deve estar relacionada com o que está sendo perseguido pela organização, incluindo os concorrentes, fornecedores, agências governamentais e semelhantes.
É preciso ainda considerar, também, a exploração eficaz de competências essenciais, incluindo as pessoas e a tecnologia, inspirar as pessoas, e promover o fluxo de informação para a realização de tarefas.
___
Este artigo foi adaptado do original, “What to know before you design organizational structure”, do SmartBlogs.