X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

A Cabeça de Peter Drucker

peter drucker

Peter Drucker é considerado o inventor da administração moderna e um dos maiores – senão o maior -; especialistas em gestão de negócios. Confira o livro “A cabeça de Peter Drucker” que resume as lições essenciais desse pensador extraordinário, mostrando o impacto de suas ideias sobre a produtividade e a liderança de qualquer empresa. E mais uma entrevista exclusiva. Aqui no Jornal do Empreendedor.


peter drucker e

A Cabeça de Peter Drucker

Peter Drucker é considerado o inventor da administração moderna e um dos maiores – senão o maior -; especialistas em gestão de negócios.

 

A Cabeça de Peter DruckerNo fim de 2003, Peter Drucker convidou Jeffrey Krames à sua casa, na Califórnia, para uma rara entrevista. Aos 94 anos e com a saúde debilitada, o pai da administração moderna, autor de 38 livros publicados ao longo de 60 anos, mostrou-se lúcido e com a mente afiada.

Desse encontro, assim como da releitura completa da obra desse grande pensador, nasceu A cabeça de Peter Drucker, um retrato envolvente de um homem que virou lenda e um compêndio de suas ideias visionárias sobre gestão e negócios.

Em 15 capítulos, o livro traduz os principais conceitos de Drucker sobre liderança, estratégia, inovação, eficácia, desenvolvimento de carreiras e o papel da informação e da tecnologia.

Além disso, apresenta as filosofias gerenciais e as mais notáveis estratégias competitivas de Drucker, fornecendo diretrizes para os gestores que queiram aplicar essas ideias a suas empresas.

Krames oferece uma nova perspectiva do trabalho e da vida do inventor da administração moderna, revelando algumas das influências que moldaram seu pensamento humanista.

A contribuição mais valiosa de Drucker foi o desenvolvimento de uma nova mentalidade, não apenas de uma nova metodologia. Ele incentivou os gestores a fazer as perguntas certas, a ir além do que supunham saber e a superar o passado para vislumbrar o futuro.

Sua vida foi baseada no princípio de que para construir é preciso demolir. Drucker não tinha dificuldade em deixar para trás o que não era relevante. Foi essa atitude de olhar sempre para a frente que lhe permitiu alcançar tantas realizações.

Com uma linguagem acessível e direta, A cabeça de Peter Drucker resume as lições essenciais desse pensador extraordinário, mostrando o impacto de suas ideias sobre a produtividade e a liderança de qualquer empresa, como por exemplo:

  1. Cultivar uma visão de fora para dentro, observando a organização do ponto de vista dos clientes, dos fornecedores e de outros agentes externos mais objetivos.
  2. Formar gestores capazes de definir prioridades, alocar pessoas nos lugares certos e demitir ou contratar sem envolvimento emocional.
  3. Concentrar-se nos pontos fortes dos profissionais, aproveitando-os nas funções em que podem dar maior contribuição.
  4. Definir o que descartar, adotando a política sistemática de se livrar dos excessos, do obsoleto e do improdutivo.
  5. Investir na inovação como pré-requisito para a liderança.

O livro traz ótimos exemplos de organizações e executivos que colocaram em prática a sabedoria de Drucker, demonstrando como seus princípios inspiraram e continuam a influenciar ícones do mundo empresarial como Jack Welch, Bill Gates, Michael Dell e Andy Grove.

O autor também revela aspectos da juventude de Drucker vivida junto à elite europeia que o ajudaram a adquirir uma visão de mundo mais ampla e humanista.

via editora sextante

 

+ Fragmento de uma entrevista com Peter Drucker disponível na UNESC. Uma produção da revista HSM MANAGEMENT, especializada no assunto.

Comente este artigo

Populares

Topo