X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

A Cabeça de Peter Drucker

peter drucker

Peter Drucker é considerado o inventor da administração moderna e um dos maiores – senão o maior -; especialistas em gestão de negócios. Confira o livro “A cabeça de Peter Drucker” que resume as lições essenciais desse pensador extraordinário, mostrando o impacto de suas ideias sobre a produtividade e a liderança de qualquer empresa. E mais uma entrevista exclusiva. Aqui no Jornal do Empreendedor.


peter drucker e

A Cabeça de Peter Drucker

Peter Drucker é considerado o inventor da administração moderna e um dos maiores – senão o maior -; especialistas em gestão de negócios.

 

A Cabeça de Peter DruckerNo fim de 2003, Peter Drucker convidou Jeffrey Krames à sua casa, na Califórnia, para uma rara entrevista. Aos 94 anos e com a saúde debilitada, o pai da administração moderna, autor de 38 livros publicados ao longo de 60 anos, mostrou-se lúcido e com a mente afiada.

Desse encontro, assim como da releitura completa da obra desse grande pensador, nasceu A cabeça de Peter Drucker, um retrato envolvente de um homem que virou lenda e um compêndio de suas ideias visionárias sobre gestão e negócios.

Em 15 capítulos, o livro traduz os principais conceitos de Drucker sobre liderança, estratégia, inovação, eficácia, desenvolvimento de carreiras e o papel da informação e da tecnologia.

Além disso, apresenta as filosofias gerenciais e as mais notáveis estratégias competitivas de Drucker, fornecendo diretrizes para os gestores que queiram aplicar essas ideias a suas empresas.

Krames oferece uma nova perspectiva do trabalho e da vida do inventor da administração moderna, revelando algumas das influências que moldaram seu pensamento humanista.

A contribuição mais valiosa de Drucker foi o desenvolvimento de uma nova mentalidade, não apenas de uma nova metodologia. Ele incentivou os gestores a fazer as perguntas certas, a ir além do que supunham saber e a superar o passado para vislumbrar o futuro.

Sua vida foi baseada no princípio de que para construir é preciso demolir. Drucker não tinha dificuldade em deixar para trás o que não era relevante. Foi essa atitude de olhar sempre para a frente que lhe permitiu alcançar tantas realizações.

Com uma linguagem acessível e direta, A cabeça de Peter Drucker resume as lições essenciais desse pensador extraordinário, mostrando o impacto de suas ideias sobre a produtividade e a liderança de qualquer empresa, como por exemplo:

  1. Cultivar uma visão de fora para dentro, observando a organização do ponto de vista dos clientes, dos fornecedores e de outros agentes externos mais objetivos.
  2. Formar gestores capazes de definir prioridades, alocar pessoas nos lugares certos e demitir ou contratar sem envolvimento emocional.
  3. Concentrar-se nos pontos fortes dos profissionais, aproveitando-os nas funções em que podem dar maior contribuição.
  4. Definir o que descartar, adotando a política sistemática de se livrar dos excessos, do obsoleto e do improdutivo.
  5. Investir na inovação como pré-requisito para a liderança.

O livro traz ótimos exemplos de organizações e executivos que colocaram em prática a sabedoria de Drucker, demonstrando como seus princípios inspiraram e continuam a influenciar ícones do mundo empresarial como Jack Welch, Bill Gates, Michael Dell e Andy Grove.

O autor também revela aspectos da juventude de Drucker vivida junto à elite europeia que o ajudaram a adquirir uma visão de mundo mais ampla e humanista.

via editora sextante

 

+ Fragmento de uma entrevista com Peter Drucker disponível na UNESC. Uma produção da revista HSM MANAGEMENT, especializada no assunto.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot