X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Agricultura de Alagoas tem Organização de Controle Social


Maceió – A comunidade Zumbi dos Palmares, localizada no município de Branquinha (AL), lança no dia 28 a primeira Organização de Controle Social do Estado de Alagoas (OCS), modalidade que estabelece a qualidade das verduras e frutas produzidas por agricultores orgânicos. A partir dessa organização, os agricultores poderão vender diretamente para os consumidores artigos certificados com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo Cristina Loureiro, analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas, a Organização é um passo importante para a sustentabilidade e a manutenção de grupos orgânicos no estado, já que possui um sistema de certificação próprio, mais acessível aos produtores, o que sempre foi uma grande preocupação da instituição. “A certificação da OCS é uma forma mais econômica de aquisição da garantia orgânica para produtos da agricultura familiar. Já que é o Mapa quem coordena o projeto, nós, do Sebrae, ficamos menos preocupados, pois sabemos que esses produtores estarão preparados para trabalhar sem a nossa supervisão”, exemplifica.

A comunidade de Zumbi dos Palmares é formada pela Associação de Mulheres, composta por 13 produtoras, e a Associação Zumbi dos Palmares, com mais 40 produtores. Os dois assentamentos farão parte da OCS. O papel da Organização de Controle Social é orientar de forma correta os agricultores. Para que cumpra bem o seu objetivo, a OCS deve ter seu próprio controle, além de garantir a visita dos consumidores, assim como a do órgão fiscalizador, às unidades de produção.

Ainda de acordo com Cristina Loureiro, os agricultores participantes da OCS, diante desses critérios, devem fiscalizar uns aos outros para que tenham sempre a garantia de certificação de seus produtos e possam vender sem que os clientes se preocupem com a qualidade do produto orgânico adquirido.

Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo