São Paulo – O Sebrae mobiliza interessados em todo estado para participar do Programa AgroSebrae – metodologia que estimula a competitividade em pequenas propriedades rurais. Até o fim do mês, o projeto será apresentado em nove regiões: Jales, Bauru, Presidente Prudente, Franca, Tupã, Pindamonhangaba, Araraquara, Jundiaí e Itapetininga.
A instituição identificou 280 mil produtores com perfil para ingressar no programa – cerca de quatro mil deles já estão inscritos. “Estamos levando algumas ferramentas de gestão aos empresários mas, efetivamente, o programa começa no próximo ano. Para a educação à distância, desenvolvemos sete temas de interesse do produtor rural”, afirma o consultor do Sebrae em São Paulo, José Carlos dos Reis.
A metodologia é sustentada em três pilares: melhoria de produto, melhoria de processo e acesso a mercados. Projetos como Sebraetec, Programa Qualidade Total Rural e Central de Negócios farão parte do programa.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o agronegócio brasileiro deverá crescer substancialmente nos próximos anos e, até 2019, a estimativa é que o setor aumente mais de 40%. Em São Paulo, a balança comercial do agronegócio gerou um superávit de US$ 3,59 bilhões nos primeiros cinco meses de 2011, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Estudo da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura indica que, em 2020, o Brasil ocupará quase metade do mercado mundial de carnes bovina, suína e de aves. Dos atuais 37,4%, o percentual deve subir para 44,5% em dez anos.
Serviço
Serasa – (11) 2847-8426
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias