X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Missão do Prêmio Mulher de Negócios visita empresas em Milão


 Brasília – A Missão Internacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em seu roteiro de visitas técnicas em Milão (Itália), conheceu, ao longo da semana, diversos centros de empreendedorismo na Itália. Nesta quinta-feira (22), as vencedoras no ciclo 2010 da premiação – Patrícia Paz Silva Giordani (RO) e Maria de Fátima Santana de Oliveira (CE) – foram recebidas por gestores da Promos – Agência Internacional de Marketing Territorial e do Programa de Fomento ao Empreendedorismo (Formaper), ambos ligados à Câmara do Comércio de Milão.

A cidade é considerada uma das capitais do turismo de negócios e atrai muitos investidores estrangeiros. Nicola Bonalanza, representante da Promos, destaca que a agência trabalha de forma similar ao Sebrae. O alvo é o micro e pequeno negócio, que recebe um fluxo constante de informações atualizadas sobre as principais questões de comércio exterior, com estudos setoriais e análise de tendências de mercado e registros de marcas e patentes.

Bonaluza explicou às brasileiras que a agência tem escritórios comerciais na Itália, em outras cidades europeias, e em outros países, como Brasil, México, Argentina, EUA e Japão. Com esse suporte, atua na promoção de missões, encontros e feiras internacionais. Busca parceiros-fornecedores, compradores, agentes e distribuidores, fazendo uma ponte entre os empreendedores. Na estrutura organizacional da Promos, há setores dedicados ao marketing estratégico, turismo, meio ambiente, indústria, imobiliário e moda, sendo que esse último se destaca pela alta qualidade dos produtos.

Patrícia Paz Silva Giordani, da empresa Moura e Paz Reciclagem, de Vilhena (RO) e Maria de Fátima Santana de Oliveira, presidente da Associação de Artesãos de Tamboril (CE), estão acompanhadas pela gestora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Andrea Faria, e de representantes da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e da Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Brasil). Junto com o grupo, está o consultor do Sebrae Nacional, Emílio Beltrami, que já trabalhou na Promos antes de vir para o Brasil.

Os integrantes da Missão Internacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios conheceram também as instalações do Formaper. Paola de Fortunatis, gerente de Empreendedorismo do Departamento de Educação, explicou o funcionamento do projeto, que apoia as empresas nas fases de nascimento, desenvolvimento, consolidação e inovação. O suporte é dado por meio de orientação, informação, formação, pesquisa, assistência, com prioridade para questões relacionadas às oportunidades de um novo negócio e no incentivo ao empreendedorismo. Há um programa específico para as mulheres. Segundo Paola, a União Europeia está incentivando a criação de empresas por mulheres, destacando que, de cada 100 empresas, pelo menos 40 sejam de propriedade desse público.

A gestora ressaltou que, atualmente, 60% das mulheres que tem negócios são enquadradas como empreendedoras individuais. De acordo com ela, uma pesquisa detectou que mulheres que geralmente pretendem abrir um negócio têm mais de 40 anos, filhos criados e com desejo de retornar ao mercado. O Formaper criou um serviço de tutoria, em que mulheres bem-sucedidas no mundo dos negócios possam orientar as que desejam iniciar como empreendedoras. 

A missão brasileira visitou também empreendimentos tradicionalmente dirigidos por mulher: a Modesteria Gallia e Petter, de propriedade de Laura Marelli; a IKEA- Grande Shopping Internacional, com lojas de departamento especializadas em móveis, eletrodomésticos, produtos têxtis e acessórios; e o Serravalle Designer Outlet, o maior do segmento na Europa.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo