X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Amigos reclamões e pessimistas prejudicam seu cérebro

Ouvir reclamações demais pode te deixar burro

Ouvir pessoas reclamando o tempo todo não só é chato, como também pode te deixar mais burro. O Jornal do Empreendedor traz dicas de como se livrar dos pessimistas.


Você não detesta quando alguém começa a reclamar de tudo? Isso acontece por uma boa razão: ouvir muita reclamação pode prejudicar seu cérebro.

Ouvir reclamações demais pode te deixar burro

Ouvir reclamações demais pode te deixar burro.

E de muitas maneiras, de acordo com Trevor Blake, um empreendedor autor de “Three Simple Steps: A Map to Success in Business and Life” (3 simples passos: um mapa para o sucesso nos negócios e na vida, em tradução livre). No livro, ele descreve como neurocientistas têm aprendido a medir a atividade cerebral a partir de vários estímulos, incluindo uma longa sessão de reclamações.

“O cérebro trabalha como um músculo, mais do que pensamos”, diz Blake. “Então, se nos expusermos tempo demais a ouvir alguém sendo negativo, como em um exercício, nosso cérebro se condiciona a esta exposição”.

E fica pior ainda: a exposição contínua às reclamações podem te deixar estúpido, mais burro. Pesquisas mostram que ficar por 30 minutos ou mais ouvindo coisas negativas – incluindo pela TV – pode resultar na morte de neurônios no hippocampus. “Esta é exatamente a parte do cérebro responsável pela resolução de problemas. Basicamente, isso torna seu cérebro inapto”.

Mas, se você estiver gerenciando uma empresa, não é necessário ouvir tudo o que está acontecendo de errado? “Há uma grande diferença entre prestar atenção em uma queixa e em uma reclamação“, afirma Blake. “Normalmente, as pessoas que só reclamam não buscam por uma solução; elas querem apenas que você se junte à sua indignação. Se houver um grupinho de seis pessoas dizendo ‘Não é terrível?’, isso vai danificar seu cérebro. E, se você tentar mudar o comportamento deles, logo será sua vez de ser o alvo das reclamações”.

Então, como se defender – e ao seu cérebro – de toda esta negatividade? Blake ensina algumas táticas:

1. Mantenha distância

“Meu pai fumava demais”, confidencia Blake. “Tentei de várias formas fazê-lo abandonar o hábito, mas não adiantou”. Blake sabia que estava “fumando de tabela”, e que fumantes passivos também acabavam com os pulmões prejudicados. “Minha única opção era me manter afastado“. Você deve olhar para o reclamão crônico da mesma forma. Seu cérebro vai lhe agradecer por isso.

2. Pergunte ao reclamão se ele tem uma solução para o problema

As vezes, manter a distância não é uma opção. Se você não pode simplesmente sair de perto, uma segunda estratégia é perguntar ao reclamão se ele tem uma solução para o problema. “Passe a responsabilidade do problema ao próprio chato”, diz Blake. “Responda ao reclamão com a frase: ‘E o que você vai fazer para resolver isso?‘”. No geral, os reclamões não têm (e, como já dito, não buscam) soluções para seus problemas. Isso pode lhes manter afastados, ou fazê-los realmente buscar resolver o que lhes incomoda.

3. Levante os escudos!

Quando você é obrigado a ouvir uma reclamação sem fim, você pode usar técnicas mentais para bloquear o pessimismo e salvar seus neurônios. Blake gosta de usar uma como exemplo, a do golfista espanhol Seve Ballesteros, durante uma partida contra Jack Nicklaus, na qual a multidão queria que Ballesteros perdesse. “Ele estava tendo dificuldade de se concentrar com toda a hostilidade do público”, conta. “Então ele imaginou uma redoma invisível descendo do céu para protegê-lo“. Esta seria uma espécie de defesa imaginária, como a capa de invisibilidade de Harry Potter.
Uma estratégia parecida é se imaginar em seu local favorito, um lugar para onde iria se pudesse se teletransportar. “Pensar em um local que lhe cause prazer ativa seu cérebro a acreditar nisso, e não deixar o pessimismo destruir sua cabeça”.

 

Adaptado de texto de Minda Zetlin, originalmente publicado na Inc.com.

Gostou? Assine o Jornal do Empreendedor e receba novidades direto no seu email:

Todos os dias, você recebe no seu email um apanhado geral das notícias do Jornal do Empreendedor. Fique sempre atualizado com o que há de mais recente no mundo do Empreendedorismo no Mundo. Assine grátis agora.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot