Até que ponto uma idéia brilhante pode ser copiada?
Como proteger a sua idéia inovadora?
Jobs foi incrivelmente genial ao lançar o Iphone e até então não tinha nenhum concorrente à sua altura.
A Samsung agora com o seu modelo Galaxy agita o mundo da tecnologia colocando uma questão importante de patenteamento.
O que é certo e o que é errado e até onde as idéias geniais podem ser aproveitadas e copiadas?
A Apple acusa a Samsung por copiar as suas idéias, ou seja, a tecnologia inovadora, interfaces de usuário diferente, o produto elegante e diferenciado, design e embalagem.
Será mesmo?
Olhando os dois produtos …sim descaradamente.
Mas se olharmos por outro lado…
A verdade nua e crua é que todos os telefones inteligentes na existência tem centenas ou mesmo milhares de recursos que alguém, reivindica como sua própria patente violada.
O sistema de patentes americano explica algumas das reivindicações em ação da Apple.
Por exemplo, antes do iPhone, celulares eram aparelhos utilitários com almofadas chave para a marcação e pequenas, telas passivas, que não permitem um controle de toque.
A Apple declara que lançou o primeiro multi-toque do telefone sem um teclado físico.
Na realidade a Lg foi a pioneira muito antes do Iphone com o modelo Prada touch screen. Ganhou prêmios de design bem antes de o CEO da Apple Steve Jobs com o Iphone. Tem também o HTC Touch, um telefone com Windows Mobile inteligentes.
Não tem comparação, é claro, o Iphone é radicalmente diferente e melhor como Jobs mesmo afirmou.
Na denúncia contra a Samsung os advogados da Apple resumiram a tecnologia “Multi-Touch” como uma invenção da Apple , que permite aos usuários navegar seu iPhone, iPod touch e dispositivos IPAD tocando e deslizando seus dedos sobre a tela.
A Apple tem direitos específicos sobre a sua única, métodos patenteados para Multi-Touch, mas não podem e não devem patentear a abordagem geral de interagir com um dispositivo de “tapping e swiping” dedos em uma tela.
Da mesma forma que a Apple não inventou a interface gráfica de usuário (GUI), mas apenas enviou o primeiro dispositivo comercialmente bem sucedido usando uma interface gráfica (o Mac), a Apple também não inventou a idéia de um touch-screen multi-touch, física e gestos (MPG) UI. As universidades e laboratórios de pesquisa das empresas têm vindo a desenvolver estas idéias por muitos anos.
Veja o vídeo abaixo.
Não sabemos como vai terminar, com certeza isso é apena um começo.
A Apple irá ganhar em uns aspectos e perder em outros. O objetivo de tudo isso é semelhante a um cachorro urinar em todas as árvores no quintal.
A Apple está marcando seu território, e dando um aviso prévio para todos.
O resultado talvez será que outras empresas vão sair de seu caminho. E isso vai resultar em uma diferenciação pouco mais para a Apple agora e para os próximos dez anos.
* E se você quer um comparativo detalhado do Iphone 4 e do Galaxy S
acesse o site abaixo.
O site faz comparações com imagens e vídeos.
http://www.careace.net/2010/08/17/iphone-4-and-galaxy-s-comparison-test/
Mais informações no site:
http://www.cultofmac.com/the-field-guide-to-apples-samsung-lawsuit/91561