A arte da guerra é um tratado militar da China antiga que é atribuída a Sun Tzu (também chamado de Sunzi e Sun Wu), um general de alta patente e estrategista durante o período Primavera e Outono. Composto de 13 capítulos, cada um sobre um aspecto da guerra, a Arte da Guerra é tido como o trabalho definitivo sobre estratégias militares e táticas de seu tempo e ainda é lido pelos suas idéias.
O Arte da Guerra é um dos mais antigos e mais bem sucedidos livros em estratégia militar do mundo. Ele tem sio o mais famoso e influente volume dos sete clássicos militares chineses: “pelos últimos dois mil anos ele se manteve como o tratado militar mais importante na Ásia, onde até pessoas comuns sabem o seu nome. Tem sido uma influência no pensamento oriental militar, de negócios e em diversas áreas”.
Sun Tzu enfatiza a importância do posicionamento na estratégia militar e que decisão de posicionar um exercito deve ser baseada nas condições objetivas do ambiente físico e nos caráter subjetivo dos agentes neste ambiente. Ele pensou que a estratégia não era um planejamento no sentido de trabalhar sobre uma lista estabelecida mas ao invés disso, requer respostas rápidas e apropriadas para condições incertas e em constante mudança. Planejamento funciona em um ambiente controlado mas em um ambiente em mudança planos concorrentes colidem criando situações inesperadas.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Art_of_War
Vídeo por History.com