X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesanato de palha ganha mercado nacional


Brasília – Das mãos de Maria de Fátima Dutra Bastos saem esculturas feitas com palha de milho e de bananeira inspiradas em motivos natalinos e na arte sacra. Há dois anos, a artesã abriu a Fatinha Fibras e Fios, que produz mensalmente mil itens, vendidos em lojas de todo o país, e fatura R$ 20 mil por ano.

Maria de Fátima destaca que o talento e a habilidade manual foram herdados dos antepassados. Ela tomou gosto pelo ofício ainda na infância. “Foi um amor que passou de geração para geração. Minha família inteira é de artesãos. Quando criança, sempre estive envolvida com as artes”, lembra.

A empresária conta que comprou uma propriedade em Olhos D´Água (GO) especialmente para plantar milho e banana e produzir as palhas que usa. Antes disso, ela não encontrava no mercado a matéria-prima certa para transformar em anjos, guirlandas e outras peças. “Virei agricultora para atender a minha produção. Estudei bastante, desenvolvi uma técnica e consigo várias tonalidades, na textura certa para o meu artesanato”, afirma.

Na época da inauguração, o empreendimento tinha seis funcionários e um faturamento de R$ 10 mil. Hoje, emprega dez pessoas. Maria de Fátima planeja investir mais na empresa nos próximos anos. Desde 2001, participa de feiras e rodadas de negócios realizadas pelo Sebrae. Segundo ela, a instituição também a ajudou a alavancar o negócio. “Com o Sebrae, tive a oportunidade de aprender sobre a logística de uma empresa. Devo meus conhecimentos à instituição, que sempre foi muito parceira”, assinala.

40 anos

A trajetória dessa e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. “Estamos completando 40 anos de atividades com resultados muito positivos na melhoria da gestão empresarial e da competitividade dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Individualmente, uma empresa não faz diferença, mas no conjunto, os empreendimentos desse porte são 99% das empresas e fortalecem a economia do país”, completa. Saiba mais sobre os 40 anos do Sebrae na internet: www.onegocioeacreditar.com.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Contato:
Fatinha Fibras e Fios: (62) 3322-6135 ou 8175-7120

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo