Campo Grande – Os turistas que visitarem neste mês a capital federal, sede do primeiro jogo da Copa das Confederações da FIFA no próximo dia 15, terão a oportunidade de conhecer o trabalho realizado por artesãos do Mato Grosso do Sul e levar para casa produtos decorativos e utilitários. Por meio do projeto Brasil Original – ExpoArt – promovido pelo Sebrae e que capacita artesãos de todo o país – 200 peças confeccionadas por 14 profissionais de Campo Grande e do interior chegam a Brasília nesta semana e ficam em exposição até 30 de junho.
Materiais de outras regiões também ganham espaço em locais estratégicos de Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, capitais que receberão jogos do mundial. A estimativa do Sebrae é receber em cada mostra ao menos 60 mil visitantes e alcançar mais de R$ 500 mil em volume de negócios, incentivando assim o desenvolvimento desse mercado e mostrando ao público a qualidade do artesanato brasileiro.
Todos os grupos selecionados possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e receberam cursos sobre temas como otimização da produção, desenvolvimento de coleções e gestão empresarial. Para a escolha dos trabalhos sul-mato-grossenses foram considerados critérios técnicos como utilização de matéria-prima natural e características culturais do estado expressas nas obras. “É artesanato variado, feito em cerâmica, fibras, osso, chifre, vidro e outros materiais”, explica Patrícia Caldas, consultora do Sebrae.
Ela ressalta que a ocasião serve como teste de aceitação dos produtos, já que os participantes integram também um grupo de 30 artesãos que passarãm, a partir do início de julho, por nova série de capacitações, com o objetivo de apresentar as peças em showrooms que serão montados pelo Sebrae em cidades-sede durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. Serão três oficinas multitécnicas de design, além de treinamentos na área de gestão, planejamento de produção e consultorias de identidade visual (construção de marca, embalagem, etiquetas, etc). “A ideia não é eliminar o que eles já fizeram, mas sim agregar e inovar em novas peças”, completa Caldas.
Monique Klein, proprietária da Campo Grande a Tiracolo – que fabrica sacolas retornáveis, bolsas e mochilas feitas de lonas de caminhão, malotes de empresa de entregas e materiais publicitários reciclados -, destaca a chance de divulgar o trabalho para pessoas de outros países. “É uma conquista e um incentivo para dar continuidade ao projeto”. A empresária desenvolve há dez anos ações na área de sustentabilidade, já comercializou os produtos durante a Rio+20 e recentemente os expôs no Ecolution, desfile organizado pela Casa Moda, em Nova Iorque.
Serviço:
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