X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesanato do Mato Grosso do Sul é destaque em Brasília


 Campo Grande – Os turistas que visitarem neste mês a capital federal, sede do primeiro jogo da Copa das Confederações da FIFA no próximo dia 15, terão a oportunidade de conhecer o trabalho realizado por artesãos do Mato Grosso do Sul e levar para casa produtos decorativos e utilitários. Por meio do projeto Brasil Original – ExpoArt – promovido pelo Sebrae e que capacita artesãos de todo o país – 200 peças confeccionadas por 14 profissionais de Campo Grande e do interior chegam a Brasília nesta semana e ficam em exposição até 30 de junho.  

Materiais de outras regiões também ganham espaço em locais estratégicos de Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, capitais que receberão jogos do mundial. A estimativa do Sebrae é receber em cada mostra ao menos 60 mil visitantes e alcançar mais de R$ 500 mil em volume de negócios, incentivando assim o desenvolvimento desse mercado e mostrando ao público a qualidade do artesanato brasileiro.

Todos os grupos selecionados possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e receberam cursos sobre temas como otimização da produção, desenvolvimento de coleções e gestão empresarial. Para a escolha dos trabalhos sul-mato-grossenses foram considerados critérios técnicos como utilização de matéria-prima natural e características culturais do estado expressas nas obras. “É artesanato variado, feito em cerâmica, fibras, osso, chifre, vidro e outros materiais”, explica Patrícia Caldas, consultora do Sebrae. 

Ela ressalta que a ocasião serve como teste de aceitação dos produtos, já que os participantes integram também um grupo de 30 artesãos que passarãm, a partir do início de julho, por nova série de capacitações, com o objetivo de apresentar as peças em showrooms que serão montados pelo Sebrae em cidades-sede durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. Serão três oficinas multitécnicas de design, além de treinamentos na área de gestão, planejamento de produção e consultorias de identidade visual (construção de marca, embalagem, etiquetas, etc). “A ideia não é eliminar o que eles já fizeram, mas sim agregar e inovar em novas peças”, completa Caldas.

Monique Klein, proprietária da Campo Grande a Tiracolo – que fabrica sacolas retornáveis, bolsas e mochilas feitas de lonas de caminhão, malotes de empresa de entregas e materiais publicitários reciclados -, destaca a chance de divulgar o trabalho para pessoas de outros países. “É uma conquista e um incentivo para dar continuidade ao projeto”. A empresária desenvolve há dez anos ações na área de sustentabilidade, já comercializou os produtos durante a Rio+20 e recentemente os expôs no Ecolution, desfile organizado pela Casa Moda, em Nova Iorque.  

Serviço:
Sebrae em Mato Grosso do Sul (67) 3389-5536
www.ms.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot