X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesanato tocantinense recebe prêmio nacional


Palmas – Peças artesanais elaboradas a partir de elementos tipicamente tocantinenses, como o babaçu e o capim dourado, alcançam cada vez mais reconhecimento. A Associação dos Artesãos do Capim Dourado de Ponte Alta e a Associação do Babaçu da Amazônia, do município de Tocantinópolis, foram as unidades produtivas do Tocantins que venceram o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. A premiação foi realizada na noite desta terça-feira (4), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Produzindo peças a partir do capim dourado desde 1999, a Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense, da cidade de Ponte Alta do Tocantins, tem diversos casos de sucesso na produção e comercialização de artesanato. A empresa “Capim Dourado do Tocantins”, do artesão Valtair Daniel Ribeiro, é uma das vencedoras do prêmio.

“A expectativa é muito grande. Mais do que receber o prêmio, teremos a oportunidade de apresentar o nosso produto aos compradores do eixo Rio – São Paulo, que é sem dúvida um mercado muito bom e promissor”, destaca o empresário que apresentara mais de 20 peças para o Encontro de Negócio que acontece durante após premiação, nos dias 5 e 6 de setembro.

Segundo Celina Soares, analista do Sebrae em Tocantins egestora do projeto que atende os artesãos de Ponte Alta, a trajetória da associação tem muito a mostrar em qualidade e organização. “São 150 artesãos que se organizaram e agora colhem os frutos. Estou muito feliz, porque eles já estão entre os 100 melhores grupos de artesãos do Brasil”, comemora.

Também entusiasmado está Doemy Araújo, artesã da cidade de Tocantinópolis, que junto com outros artistas da Associação Babaçu da Amazônia também representa o Tocantins no evento nacional. Ela produz brincos, pulseiras e colares, a partir do carvão ativado de babaçu edestaca a importância do apoio do Sebrae no estado na organização dos associados. “O Sebrae dá todo o suporte e abre as portas para nós, pois nos orienta como fazer a gestão do nosso negócio”.

Para o analista do Sebrae no estado, que acompanha o trabalho da Associação, Aldenir Batista, a premiação é “o reconhecimento do trabalho de ambos, da Associação e do Sebrae, o que mostra a força da parceria entre os artesãos e o apoio técnico”.

“Essa premiação é uma consolidação do trabalho que vem sendo realizado pelo Sebrae, parceiros e artesãos, por meio da soma do conhecimento e muito talento. Tenho a certeza que o prêmio abrirá portas no mercado interno e externo, trazendo renda para os nossos artesãos”, declara a diretora técnica da insstituição em Tocantins, Mila Jaber.

Promovido pelo Sebrae, o Prêmio tem como objetivo destacar as cem unidades produtivas mais competitivas do país, reconhecendo e incentivando o trabalho dos artesãos brasileiros.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.to.agenciasebrae.com.br
www.to.sebrae.com.br
www.sebraenews.com.br
www.facebook.com/sebraetocantins
www.twitter.com/sebraeto

Licença: Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias do Tocantins podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (63) 3219-3302, no horário das 9h às 17h.

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot