Vitória – Com o mês de dezembro chegando também se aproxima a data comemorativa mais esperada do ano. Natal é época de confraternização e de troca de presentes e a melhor data para o comércio. Por isso, o Sebrae no Espírito Santo desenvovlve o Programa de Artesanato Capixaba, que dá suporte aos trabalhadores que viram nesse setor uma oportunidade de negócio e aproveitam o final do ano para criarem peças temáticas.
“As peças artesanais são presentes personalizados, pois contam uma história, levando cultura de quem fabrica e encantando quem os recebe”, afirma a gestora do programa, Izolina Passos.
Dentre os produtos estão árvores, enfeites, arranjos de mesa e guirlandas. Esse último é o foco da emrpesa Gibarbosa, que também elabora anjos decorativos. “O Natal é uma época de vendas altas, em que o lucro e a produção aumentam. Recebemos muita demanda de grandes empresas e trabalhamos muito”, afirma Giovanna Barbosa, dona do negócio. Ela usa como matéria-prima principal as conchas e outros artigos do mar. Já a mão de obra é formada por voluntárias do Presídio Feminino de Bubu, em Cariacica (ES). “Elas confeccionam as cabeças e asas dos anjos artesanais. Vejo isso como um incentivo a elas e auxílio na produção, que é acelerada nesta época do ano”, afirma a empresária.
Já a marca Papel Recriado, que contribui para o artesanato capixaba há dez anos, utiliza papel reciclado e fibra vegetal para desenvolver a agenda 2013 e a caderneta telefônica, além de porta-cartão de visita e caixas tematizadas para bombons e presentes em geral.
Há três anos, a Oficina Produtiva Equillibrium trabalha com artesanato fabricado com lonas de publicidade usadas e resíduos industriais. O grupo tem um núcleo de produção dentro do Presídio Masculino de Xuri, em Vila Velha, onde 22 detentos participam da confecção das peças. Para o Natal desse ano, a oficina lança bolsas com as cores da data e pequenos painéis com árvores de Natal, feitos com técnica de dobradura.
Já o Núcleo de Artesanato Valdete Almeida utiliza, desde 2004, a fibra de bananeira e a palha do café encontradas próximas da propriedade onde moram para produzirem anjos e presépios. Eles também usam papelão, comprado de uma associação de catadores de papel.
Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Ayanne Karoline/ Gabriel Xibli
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias