X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesãos confeccionam peças especiais para o Natal


Vitória – Com o mês de dezembro chegando também se aproxima a data comemorativa mais esperada do ano. Natal é época de confraternização e de troca de presentes e a melhor data para o comércio. Por isso, o Sebrae no Espírito Santo desenvovlve o Programa de Artesanato Capixaba, que dá suporte aos trabalhadores que viram nesse setor uma oportunidade de negócio e aproveitam o final do ano para criarem peças temáticas.

“As peças artesanais são presentes personalizados, pois contam uma história, levando cultura de quem fabrica e encantando quem os recebe”, afirma a gestora do programa, Izolina Passos.

Dentre os produtos estão árvores, enfeites, arranjos de mesa e guirlandas. Esse último é o foco da emrpesa Gibarbosa, que também elabora anjos decorativos. “O Natal é uma época de vendas altas, em que o lucro e a produção aumentam. Recebemos muita demanda de grandes empresas e trabalhamos muito”, afirma Giovanna Barbosa, dona do negócio. Ela usa como matéria-prima principal as conchas e outros artigos do mar. Já a mão de obra é formada por voluntárias do Presídio Feminino de Bubu, em Cariacica (ES). “Elas confeccionam as cabeças e asas dos anjos artesanais. Vejo isso como um incentivo a elas e auxílio na produção, que é acelerada nesta época do ano”, afirma a empresária.

Já a marca Papel Recriado, que contribui para o artesanato capixaba há dez anos, utiliza papel reciclado e fibra vegetal para desenvolver a agenda 2013 e a caderneta telefônica, além de porta-cartão de visita e caixas tematizadas para bombons e presentes em geral.

Há três anos, a Oficina Produtiva Equillibrium trabalha com artesanato fabricado com lonas de publicidade usadas e resíduos industriais. O grupo tem um núcleo de produção dentro do Presídio Masculino de Xuri, em Vila Velha, onde 22 detentos participam da confecção das peças. Para o Natal desse ano, a oficina lança bolsas com as cores da data e pequenos painéis com árvores de Natal, feitos com técnica de dobradura.

Já o Núcleo de Artesanato Valdete Almeida utiliza, desde 2004, a fibra de bananeira e a palha do café encontradas próximas da propriedade onde moram para produzirem anjos e presépios. Eles também usam papelão, comprado de uma associação de catadores de papel.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Ayanne Karoline/ Gabriel Xibli
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot