X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesãos de Luís Eduardo Magalhães expandem atividades


Salvador – Região marcada por veredas e inspiradora para os moradores. É esse o ambiente do Assentamento Rio de Ondas, zona rural de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. E é na Vila Quatro que funciona há sete anos a Associação Caliandra Artesãos do Cerrado e Agricultura Familiar, que reúne 28 artesãos, a maioria mulheres. Elas aproveitam sementes do Oeste da Bahia, a exemplo do buriti e jatobá, para fazer biojoias, como colares, brincos, pulseiras. O capim dourado também é usado no artesanato para confecção de chapéus e relógios. Tudo vem da terra e é reinventado pelas mãos das artesãs.

A associação tem sede própria e conta com equipamentos que dão agilidade e precisão ao trabalho, conquistas obtidas graças a financiamentos. A credibilidade que as artesãs têm junto aos bancos facilita o ingresso em programas de linha de crédito. Com o nível profissional que atingiu, o grupo passou a receber mais encomendas. Consequentemente, a renda de cada associada melhorou. A presidente da associação, Nice Costa, conta que vem investindo no bem-estar da família. “Com o que ganho na associação compro eletroeletrônicos e melhoro a alimentação em casa. Até comprei duas vaquinhas para minha propriedade”, comemora.

As encomendas que as artesãs recebem vêm de cidades da Bahia, de outros estados do país e do exterior, de países como Japão, África do Sul e Inglaterra. Para 2013, a expectativa é grande. A coordenadora de atividades artesanais em Luís Eduardo Magalhães, Rosa Schwanke, explica que como as artesãs também são da agricultura familiar foi negociado com a prefeitura para que elas forneçam a merenda das escolas municipais. “Elas têm ampliado a variedade de produtos oferecidos e também trabalham com alimentos. É mais um serviço agregado”.

Hoje, as artesãs têm o produto bem padronizado. Desde o início da associação, contam com a parceria do Sebrae. Para chegar ao atual design dos produtos, elas tiveram o acompanhamento de uma consultora da instituição, que identificou as sementes da região como matéria-prima e definiu o que poderia ser produzido a partir dos produtos da terra. Para o coordenador do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, as capacitações oferecidas vão desde a padronização dos produtos ao controle do capital e aprimoramento das técnicas de comercilaização. “O contato com a consultoria do Sebrae proporciona conhecimento e incentiva as participantes a aperfeiçoarem as peças produzidas e a relação com o mercado consumidor”.

A qualidade tem feito a associação participar de feiras e desfiles importantes. A artesã Josefa Oliveira sente-se orgulhosa de poder apresentar o que faz com as próprias mãos em eventos de destaque nacional. “Quem compra nossos produtos se encanta também pelo valor cultural que possuem e isso só nos estimula a levar nossa arte a lugares cada vez mais distantes”. A artesã Susana é a mais nova da turma. Deixou pra trás a profissão de pizzaiola e foi trabalhar em uma fazenda perto do assentamento – lá conheceu o trabalho da associação. “Percebi que posso crescer bastante trabalhando associada”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot