X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Territórios da Cidadania ganha reforço no Sul do país


Porto Alegre – O Sebrae investirá mais de R$ 1 milhão nos 59 municípios que compõem o programa Territórios da Cidadania no Rio Grande do Sul, em 2013. Esse dinheiro chegará às cidades por meio de diversas ações em prol das micro e pequenas empresas, Microempreendedores Individuais (MEI) e produtores rurais locais.

“São iniciativas estratégicas que buscam potencializar os pequenos negócios e, consequemente, a economia dessas áreas”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch. O Territórios da Cidadania é um programa do Sebrae Nacional que visa a contribuir para o desenvolvimento e a redução das desigualdades socioeconômicas de ambientes menos desenvolvidos.

A meta da instituição para este ano é atender a 4.177 empresas individualmente e a 418 por meio de projetos coletivos na região do Noroeste Colonial, que abrange 34 cidades. No Sul, onde 25 cidades fazem parte do programa, o objetivo é que 4.150 negócios recebam atendimento individual ao longo do ano e outros 415 nos projetos coletivos. “Trabalharemos o potencial turístico de algumas cidades e o artesanato que está latente em grupos que já participaram do programa em 2012”, explica o técnico do Sebrae no estado, responsável pelo programa no Noroeste Colonial, Claudiomiro Reis.

As ações também terão foco na implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e na formação de Agentes Locais de Desenvolvimento (ALI). “Concentraremos nosso foco nas cidades que demonstrarem interesse em aprimorar itens como compras governamentais, desburocratização, MEI e Agente de Desenvolvimento”, explica Jussara Argoud, responsável pelo Territórios da Cidadania na região Sul gaúcha. A meta do Sebrae é tornar a Lei Geral uma realidade que de fato transforme positivamente o dia a dia dos pequenos negócios, tendo como objetivo implementá-la em, no mínimo, sete cidades dessas duas regiões.

Em 2012, mais de 11 mil atendimentos foram realizados em empresas dessas duas regiões gaúchas. Até o final do ano que vem, quando se encerram os três anos de trabalho do programa, espera-se chegar a 27.480 atendimentos, conforme projeções do Sebrae.

Os municípios que compõem o Territórios da Cidadania foram escolhidos pelo governo federal e atendem aos seguintes critérios: menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) territorial; baixo dinamismo econômico, segundo a tipologia das desigualdades regionais na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNRD), do Ministério da Integração Nacional (MI); maior concentração de beneficiários do programa Bolsa Família; maior concentração de agricultores familiares, assentados, populações quilombolas e indígenas; densidade populacional média abaixo de 80 habitantes por km²; e população média municipal de até 50 mil habitantes.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot