X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesãos e ambulantes de Ilhéus buscam qualificação


Salvador – A artesã Helena Maria Costa, de Ilhéus, produz peças coloridas e divertidas, mas com foco na funcionalidade: porta-retratos, arranjos, pesos de portas, móbiles, chaveiros, espelhos tecnológicos e tudo o mais que a imaginação e a demanda de mercado determinarem. Ela é uma das empreendedoras que estão sendo capacitadas pelo Sebrae na Bahia para expor seus produtos no evento de artes e negócios Ilhéus Aleluia Festival, que acontece de 27 a 31 deste mês.

“Depois que fiz meu curso de artesanato há 13 anos, venho constantemente me aperfeiçoando. O modelo de organização planejado pelo Sebrae para a ocupação de estandes e barracas no circuito da festa merece nosso aplauso”, afirma. Helena Maria trabalha ao lado do marido, Ronnie Freitas, que também é artesão. Os dois tratam a profissão como algo rentável, além de uma terapia. “Nosso tempo livre é dedicado à habilidade de nossas mãos”, completa.

Uma oficina preparatória para o festival foi realizada em dois dias, 19 e 20, no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus, para artesãos e ambulantes do setor de vendas de alimentos e bebidas. A ação do Sebrae é gratuita e fomenta a capacitação dos empreendedores que já atuam na legalidade e a formalização de novos trabalhadores por conta própria.

A segurança alimentar também foi tema de qualificação. Graduada em Engenharia Agronômica e especialista na área de controle e tecnologia de alimentos, a consultora do Sebrae Cilene Nascimento Souza foi a responsável pela preparação dos ambulantes que trabalharão com manipulação de bebidas e alimentos. “O treinamento, inédito para esse perfil de público no sul da Bahia, serviu para preparar o grupo e proteger o consumidor. Só oferecendo esse tipo de treinamento é que efetivamente as autoridades podem cobrar qualidade”, explica.

Formalizada há dois anos, a vendedora ambulante Solange Barbosa, de Ilhéus, vende uma média de 200 churrasquinhos por noite em eventos populares. Participante da palestra, ela destacou o fato de que o conhecimento adquirido para o Aleluia Ilhéus ficará como referência para o futuro. “Quanto mais você aprende, mais seu negócio pode ficar melhor”, destaca.

O Secretário de Turismo do município, Alcides Kruschewsky, informa que durante o evento as fiscalizações sanitárias serão realizadas em todo o circuito da festa. Os ambulantes também portarão um selo contendo o número de telefone da Vigilância Sanitária, caso haja alguma reclamação do consumidor. “Quando as pessoas estiverem consumindo, elas estarão sendo atendidas por empreendedores que têm figura jurídica, com CNPJ e endereço”, lembra.

Penalidades

A manipulação de alimentos é um dos aspectos que merecem mais atenção das autoridades em eventos desse porte. “Esse controle não representa apenas a qualidade do alimento mas, sobretudo, o cumprimento da lei”, reforça Cilene Souza, destacando que as penalidades para quem não cumprir as determinações vigentes podem ser desde uma simples advertência à prisão, em casos mais graves.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot