Brasília – Quando deixou Fortaleza, no Ceará, para buscar uma vida melhor na capital federal, Izabel Cristina Pinho não imaginou que um dia seria dona do próprio negócio. Recém divorciada do marido, trouxe apenas os dois filhos e muita vontade de vencer na vida. Hoje, aos 40 anos, conta, com muito orgulho, que se tornou empreendedora individual (EI). Ela comemora o sucesso profissional e se emociona quando lembra das dificuldades enfrentadas no passado.
Ao se mudar para Brasília, Izabel decidiu que trabalharia com atividades relacionadas ao que já sabia fazer: limpar e cozinhar. “Comecei a vender cachorro-quente, churrasquinho e refrigerantes na rodoviária de Sobradinho para sustentar meus dois filhos”, conta. Em pouco tempo, fez novos amigos e conseguiu trabalho em uma empresa que terceiriza serviços de limpeza.
Durante oito anos, Izabel se dedicou ao emprego, mas o salário mínimo que ganhava não cobria as despesas da família. “Foi uma época muito difícil. Passamos por algumas dificuldades. Isso só aumentava meu sonho de crescer profissionalmente e alcançar uma vida mais confortável”. Para aumentar a renda, trabalhava nos fins semana, dias de folga e horários vagos.
Em maio de 2011, Izabel tomou uma decisão. Pediu demissão e se tornou empreendedora individual (EI). Com a emissão de notas fiscais, passou a negociar a prestação de serviços com estabelecimentos da área central da cidade. “Já conhecia algumas empresas que poderiam se tornar minhas clientes e corri atrás de novos contatos. A formalização abriu muitas portas”, conta.
Com determinação, Izabel viaja todos os dias de Sobradinho até o Plano Piloto, no centro de Brasília, de ônibus. Leva na mala todos os produtos que precisa para fazer uma boa faxina, inclusive um aspirador de pó. Aos poucos, a situação financeira da EI melhora. “Meu padrão de vida saltou para outro patamar. Não preciso mais trabalhar nos fins de semana e já estou economizando para comprar um carro”, comemora.
Os 21 clientes que atualmente engordam a conta bancária de Izabel são apenas os primeiros no sonho de se tornar uma empresária. “Participo de cursos online oferecidos pelo Sebrae no Distrito Federal para aprender mecanismos que me levem ao sucesso profissional. Por meio das capacitações, já aprendi, por exemplo, como atender os clientes com qualidade e a administrar as finanças com mais propriedade”, afirma.
Serviço:
Sebrae no Distrito Federal
Atendimento à impresa:
Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976
Kelly Valente – [email protected] – 9333-5930
Regina Trindade – [email protected]
RP1 Comunicação Brasília
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665
www.rp1.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias