Rio de Janeiro – O primeiro banco comunitário carioca foi inaugurado hoje (15), durante visita do prefeito Eduardo Paes à comunidade de Cidade de Deus, zona oeste da cidade. Ele comprou um par de sandálias de borracha, presente para a filha, com a nova moeda, o CDD – o nome leva as iniciais do bairro e foi escolhido pelos próprios moradores.
As notas de CDDs (0,50 – 1 – 2 – 5 e 10) têm valores equivalentes às do real e só poderão ser usadas na região. Todas as cédulas foram impressas com mecanismos contra fraudes. A Casa do Barão, construção simbólica do local, e personalidades importantes na história da comunidade foram definidas por votação popular para ilustrar as notas de CDD. A ideia é estimular o consumo de bens e serviços movimentando a economia local e atrair os consumidores com descontos de até 10%. “Esse é um mecanismo que foge da demagogia”, definiu o prefeito.
O Banco Comunitário da Cidade de Deus começa a operar com uma carteira de crédito de R$ 250 mil, captados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF). A administração ficará a cargo de um comitê gestor, com representantes de instituições locais, comerciantes e poder público. Além da troca de cédulas, o banco vai conceder linhas de crédito, em reais, para investimento em produção e de empréstimos para consumo, em moeda social.
O banco fundado na comunidade carioca é o 63º da Rede Brasileira de Bancos Comunitários. A iniciativa já foi replicada em 33 municípios de 11 estados – PA, PI, MA, PB, ES, BA, SP, MS, RS, CE, RJ. O modelo foi concebido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES), em articulação com o Ministério da Justiça e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e teve como base uma experiência pioneira no Conjunto Palmeira, em Fortaleza.
Para o secretário nacional de Economia Solidária do MTE, Paul Singer, “a pobreza resulta do isolamento. Iniciativas como essa quebram esse ciclo porque as pessoas têm a possibilidade de assumir o papel de protagonistas”. A expectativa da gestão municipal é que a próxima agência seja aberta no Complexo do Alemão, na zona norte, até 2012.
Satisfação
O comerciante Nando Lima, dono do supermercado Rainha, está vendendo 40 produtos com descontos de até 5% e lançou uma ação promocional. “Vou fazer um sorteio mensal para quem comprar em CDD, cujo prêmio será o valor da compra” comenta.
“Estamos cansados de ser marginalizados. O lucro do nosso banco está na riqueza que vai permanecer na nossa comunidade. Vamos transformar a Cidade de Deus em um pólo de desenvolvimento”, comemorou Ana Lúcia Pereira Serafim, presidente da agência e gestora do Banco Comunitário.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias