X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Mandiocultures aprendem gestão com Negócio Certo Rural


 Porto Velho – Produtores de mandioca do assentamento agrícola Joana D’arc 3, no entorno da capital, começaram esta semana a fazer a capacitação Negócio Certo Rural. Os encontros, num total de cinco, tiveram início na última segunda-feira (12). O objetivo é que, ao final do curso, os participantes tratem o cultivo da mandioca como um empreendimento rural, melhorando a gestão das propriedades e vendendo derivados da raiz genuinamente orgânica.

Participam da capacitação, constante da agenda do Projeto Mandiocultura no Assentamento Joana D’arc 3, os 50 produtores rurais familiares ligados às associações e cooperativas do assentamento.

A ação é parte da parceria da prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Agricultura, Embrapa, governo de Rondônia, Incra, Emater, Sebrae, Senar, Seagri, Instituto Fecomércio, além da Associação de Produtores Rurais de Joana D’arc 3.

Os cinco encontros são – diagnóstico da propriedade, identificação de idéias de negócios, viabilidade do negócio, formalização e legalização do negócio e, finalmente, organização e administração do negócio. Entre o segundo e terceiro módulo é oferecida consultoria para tirar dúvidas sobre o plano de negócios.

O grupo de 50 produtores, dividido em três turmas, é assentado nas agrovilas União dos Camponeses, Chico Mendes, Pequena Vanessa, Sérgio Rodrigo, Padre Ezequiel e Vencedora. O repasse da capacitação está sendo feita pelo instrutor João Marcos Machado de França.

Na abertura da primeira turma, o gerente técnico do Senar Rondônia, Walter Evangelista da Silva, afirmou que “o Negócio Certo Rural é um instrumento através do qual os empreendimentos sairão do processo artesanal, passando ao profissional, investindo em qualidade, produtividade, o que resulta em melhor preço, tornando-se referência no estado”.

Crescer

Juarez Gonçalves da Silva, 1º fiscal da associação, participa da primeira turma e diz que o Negócio Certo Rural ajuda a consolidar a esperança dos produtores de mandioca da região. “Acredito que agora o pequeno produtor rural de Porto Velho vai crescer. O projeto de mandiocultura nasceu aqui e foram três anos tentando uma ação desse tipo”, disse.

Pelo Sebrae em Rondônia, o técnico Raimundo Ildomar Brasil de Carvalho afirmou que depois do curso, “os produtores aprenderão como administrar suas propriedades rurais como uma empresa”.

Serviço
Sebrae em Rondônia
(69) 3217.3829 – www.ro.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot