X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Brasil é pentacampeão do Desafio Sebrae Internacional


 Rio de Janeiro – Depois de superar 150 mil concorrentes na fase nacional, a equipe Run to Win (Correr para Vencer), do Rio Grande do Norte, foi a vencedora do Desafio Sebrae Internacional, que reuniu os ganhadores do jogo virtual da América Latina. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (21), no Palácio da Cidade, sede oficial da prefeitura do Rio de Janeiro. É a quinta vez que o Brasil conquista o título de campeão na disputa.

Na edição de 2011, o desafio era administrar uma fábrica de bicicletas. Nesse jogo virtual, os universitários têm que tomar decisões importantes – como abrir filiais ou negociar franquias, administrar fluxo de caixa, planejar novos lançamentos, definir preços e acompanhar a concorrência – em intervalos cada vez menores. O jogo é disputado em etapas e cada decisão certa gera uma pontuação.

Ao todo, a disputa teve 14 rodadas – sendo que a Argentina liderou, com folga, as primeiras. Brasil, Equador, Panamá e Peru estavam praticamente empatados. A partir da oitava rodada, os brasileiros foram ganhando terreno de forma consistente. A soma dos pontos ao longo do jogo mostrava claramente que o título seria disputado apenas por duas equipes, mas a diferença de pontuação entre um participante e outro era tão pequena, que ninguém ousou comemorar antes do tempo.

O suspense só foi quebrado quando o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, anunciou o resultado. Ao abrir o envelope com o nome dos vencedores, ele citou a superação como característica da equipe campeã. Com 88 pontos, apenas um a mais que os argentinos, os brasileiros consagraram-se vitoriosos na competição. Luiz Barretto pediu que o segundo lugar, a Argentina, subisse ao palco para se juntar ao Brasil. A união das duas equipes para a entrega do prêmio simbolizou a disputa acirrada que marcou o jogo virtual. “Quem chegou até aqui já é vitorioso, mas temos que ser treinados para a competição, brigando para vencer com lealdade”, disse o presidente.

Um dos integrantes da equipe brasileira, Isaías da Silva, conta que o primeiro dia de jogo, na segunda-feira (19), foi muito difícil. Por conta de um cálculo errado, todo o estoque ficou encalhado e o grupo conseguiu vender apenas uma unidade. “Tivemos que ter muita força para encarar o prejuízo. A união da equipe foi fundamental para encontrar as soluções certas”, ressaltou.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, destacou que a trajetória da equipe brasileira reflete o que acontece no mundo real dos negócios. “A competição deixa clara a importância da regularidade do desempenho. Isso mostra o desafio da gestão de uma empresa em que não se pode ser excelente apenas em um ponto. O equilíbrio entre os diferentes aspectos, as boas práticas e a perseverança podem virar o jogo”.

Decepção

Para os jovens argentinos foi um duro golpe. A decepção estava estampada no rosto de cada um dos cinco integrantes da La BC Industrial. Ainda assim, os competidores mantiveram a elegância. “Sabíamos que eles poderiam nos alcançar. A questão era se teriam tempo para isso. Eles conseguiram e mereceram a vitória”, elogiou Tomás Baima, da equipe argentina.

As inscrições para o próximo Desafio Sebrae começam no dia 11 de abril. Em 2012, os candidatos vão administrar uma fábrica de frutas tropicais e criar produtos com valor agregado, como sucos e polpas. A novidade dessa edição é que os alunos poderão escolher um professor para orientar o trabalho.

Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot