Cuiabá – Gastronomia e turismo são segmentos que caminham juntos e em Cáceres não é diferente. A segunda edição do festival gastronômico Sabores e Saberes, que começa neste fim de semana, na praça Barão do Rio Branco, prossegue até o final do mês nos 11 empreendimentos participantes.
A cidade, a 220 Km de Cuiabá, é um importante polo turístico de Mato Grosso e sedia o maior festival de pesca embarcada do mundo, Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIP), que costuma reunir cerca de 150 mil praticantes. Com muitos pontos turísticos, é uma das entradas para o Pantanal mato-grossense.
Além do peixe, quase onipresente na culinária local, outros ingredientes regionais também são bem marcantes, entre eles banana, mandioca e a carne de sol. Historicamente, o lugar foi um importante porto por onde entravam muitos produtos vindos de outros países e lugares do Brasil, incluindo o charque do Rio Grande do Sul. Esses são alguns dos ingredientes usados nos pratos criados especialmente para o festival e que poderão ser degustados durante todo o mês de novembro nos 11 estabelecimentos participantes.
O festival, organizado pelo Sebrae em Mato Grosso, com apoio de uma rede de parceiros, incluindo a Prefeitura Municipal, Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Abrasel, entre outros, tem como objetivo estimular o desenvolvimento da gastronomia na região.
“Esta segunda edição vem sendo preparada há alguns meses e tem consultoria do chef de cozinha David Melo, responsável pelo programa de tevê Giro Gourmet e com bastante experiência em cozinha internacional”, explica a líder da agência Sebrae na cidade, Maria Curvo, acrescentando que os empresários participaram de uma missão técnica ao Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG), evento já consagrado no cenário nacional e que reuni chefs renomados.
Identidade
A criação dos pratos levou em conta a identidade regional, a qualidade técnica, apresentação e preço acessível. Os próprios nomes dos pratos remetem à cultura local ao relembrar e reverenciar locais e coisas importantes para o povo da região. Foram relembradas as emblemáticas fazendas Descalvados e Jacobina, os rios Paraguai e Sepotuba, as plantas vitória régia e chimbuva, as manifestações culturais cururu e cavalhada.
Mas, é nos ingredientes utilizados nas receitas que essa carga regional é mais forte: pintado e outros peixes regionais, carne de sol e serenada, pequi, banana, abóbora, filé bovino, feijão fradinho, mandioca. Todos os pratos têm ficha técnica com os ingredientes, modo de preparo e rendimento e são montados de acordo com a especialidade de cada estabelecimento. Depois do festival na praça neste final de semana, será possível degustar os pratos até o dia 30 de novembro nos estabelecimentos participantes que estarão devidamente identificados.
Todos os pratos têm ficha técnica com indicação dos ingredientes e serão comercializados a um preço acessível. Além de panfletos com todos os empreendimentos, moradores e visitantes terão acesso a um livreto com todos os restaurantes participantes e também com os pratos a serem servidos.
A gerente completa que o aprimoramento das técnicas de manipulação e produção dos alimentos é uma das áreas trabalhadas com o grupo, que recebeu ainda consultorias na área financeira e de gestão, além de outras, como elaboração de cardápios e atendimento de garçons. A organização do Festival Gastronômico conta com a parceria da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Turismo em Cáceres.
Serviço:
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso
0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1261 e 1262 www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraematogrosso
twitter.com/sebraemt
Rita Comini/MTB 276/MT – 55 65 9932-1890
Maria Terradas/MTB 705/MT – 55 65 9986-8101
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias