Belém – Quarenta micro e pequenas empresas (MPE) contam com um reforço a mais nas vendas com o Cadastro Digital, ferramenta de comercialização para empreendimentos atendidos pelo Programa Vale-Sebrae para o Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas Fornecedoras. A iniciativa foi lançada durante um Café de Negócios oferecido pelos parceiros do programa, na terça-feira (14).
“Pensamos em inventar um dispositivo profissional e de fácil acesso para as empresas. Por isso, criamos esse cadastro, que será disponibilizado aos empresários em CD – inicialmente, para 40 empreendimentos”, explica Marcelo Ribeiro, gerente da Carteira de Indústria do Sebrae no Pará.
Na ocasião, Alexandre Buhrnheim, da Ariba, empresa gestora do cadastro de fornecedores da Vale, mostrou como é realizado o processo. “O cadastro de fornecedores da Vale é feito pela internet, da cotação ao contrato. Quem vende para essa grande empresa está preparado para vender para qualquer uma”, destacou.
O gerente de Capacitação Empresarial, do Sebrae no Pará, Miguel Pantoja, apresentou o Sebrae Mais, que oferece soluções para empresas que buscam a evolução dos negócios. Pelo programa, o empresário tem a oportunidade de implantar modelos avançados de gestão empresarial, ampliar a rede de contatos, adotar estratégias para estimular a inovação, analisar os aspectos fundamentais da gestão financeira e melhorar o processo de tomada de decisões gerenciais. Pantoja também abordou o Prêmio MPE Brasil, que reconhece empresas que investem na gestão de qualidade – as inscrições estão abertas até dia 31 de agosto.
“Esse evento é uma grande oportunidade para a expansão dos empreendimentos. Estar preparado para ser fornecedor de grandes empresas é uma necessidade de mercado em nosso estado, que está em franco desenvolvimento”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Vilson Schuber. Segundo ele, a instituição tem uma equipe preparada para prestar apoio aos empresários. “Temos, além desse programa com a Vale, muitas outras ações para apoiá-los, como o Negócio a Negócio, um tipo de atendimento porta a porta, e o Sebraetec, que ajuda as empresas a inovar e competir no mercado”.
Participaram do Café de Negócios representantes de entidades de classe e proprietários de MPE de Belém e Ananindeua. Os empreendedores puderam, ainda, trocar cartões e fazer contatos de negócios durante o evento.
Vale-Sebrae
O Programa Vale-Sebrae para o Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas Fornecedoras tem como objetivo propor soluções para que as MPE do Pará se tornem mais competitivas e possam atender a mercados mais exigentes, incluindo o segmento de mineração.
Uma das empresas participantes da iniciativa é a JGS Seguros. O diretor-comercial do empreendimento esteve no Café de Negócios e falou das vantagens de trabalhar com a Vale. “É, acima de tudo, uma ótima oportunidade para conseguir visibilidade no mercado. Por isso, não é preciso ter medo de arriscar, de se cadastrar como fornecedor”.
Eduardo Susumu, que tem uma empresa de prestação de serviços do segmento automotivo, já contabiliza os ganhos decorrentes da participação no Programa Vale-Sebare. “Implantamos um novo sistema de gestão que organizou a empresa e nos deu uma visão melhor do negócio”, ressaltou.
O Vale-Sebrae é promovido em Belém e mais dois municípios. Ao todo, 120 empresários são atendidos, sendo 40 na capital, 60 em Parauapebas e 20 em Marabá.
Serviço:
Atendimento à Imprensa
Jecyone Pinheiro (91) 3181-9139 / [email protected]
Juliana Rose (91) 3181-9136
[email protected] Guedes (91) 3181-9140
[email protected]
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias