X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Câmbio alto e medidas do governo ajudam indústria têxtil


São Paulo – A elevação do câmbio e as medidas anunciadas em abril pelo Governo federal no âmbito do Plano Brasil Maior animaram a indústria têxtil. O presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo (Sinditêxtil), Alfredo Emílio Bonduki, acredita que o setor vai crescer este ano de 3% a 5%.

“Acredito que, com a desoneração do Plano Brasil Maior e uma melhor política de juros e câmbio, o Brasil terá um crescimento de consumo muito grande na área têxtil nos próximos dois, três anos”, disse o empresário durante o Salão Moda Brasil, que termina nesta terça-feira (5), em São Paulo.

Boduki elogiou o convênio entre Receita Federal e Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) para aprimorar a fiscalização de mercadorias nos portos, principalmente quanto à toxicidade dos materiais têxteis vindos do exterior. Outras ações consideradas importantes pelo segmento são a desoneração da produção a partir da eliminação da contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha de pagamento e da compensação parcial por uma nova alíquota de 1% sobre o faturamento, e a ampliação do prazo de recolhimento de alguns impostos.

Composto principalmente de micro e pequenas empresa, o setor têxtil e de confecções está buscando na tecnologia e na inovação um diferencial competitivo para enfrentar a concorrência com os importados. O Sebrae é membro do Comitê e Conselho do Plano Brasil Maior, que reúne o setor público e privado.

A representante do Sebrae no segmento têxtil e confecção do Plano Brasil Maior, Juliana Borges, destaca que a agenda da proposta atuará fortemente em sete objetivos, entre eles a ampliação de mercado, densamento produtivo e tecnológico das cadeias de valor, criação e fortalecimento de competências críticas.

Segundo Juliana, as micro e pequenas empresas serão contempladas em todos os temas e terão ainda enfoque específico com as seguintes propostas: fortalecer as MPE e Arranjos Produtivos Locais (APLs) e ampliar a integração intra e entre cadeias produtivas.

“As dimensões do Plano Brasil Maior estão sendo trabalhadas simultaneamente para uma abordagem além das questões cambiais e de defesa comercial, que embora sejam significativas, precisam fazer parte de um movimento maior em busca do reposicionamento da indústria brasileira. O Sebrae contribuirá para fortalecimento da atuação das MPE nesse novo cenário”, afirma a representante da instituição.

Moda Brasil

Mais de 20 mil pessoas devem passar pelo Expo Center Norte durante o Salão Moda Brasil 2012. São 600 marcas do comércio varejista, que apresentam seus lançamentos de moda masculina, feminina, fitness, praia, lingerie e aviamentos para as próximas estações. A estimativa da organização é que sejam gerados cerca de R$ 850 milhões em negócios, 20% a mais do que no ano passado.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot