X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Ceará participa do projeto Talentos do Brasil Rural


Fortaleza – Preparar os empreendimentos de agricultura familiar para prestarem serviços aos turistas e ofererecem produtos diferenciados e de valor agregado a hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato. Esse é o objetivo do projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.

Desenvolvida em âmbito nacional, a iniciativa é uma realização dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (Mtur), do Meio Ambiente (MMA), da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), em parceria com o Sebrae, e irá beneficiar empreendimentos de 12 territórios, que serão diretamente impactados com a Copa do Mundo de 2014. Os beneficiados foram selecionados por meio de uma chamada pública nacional, que escolheu 130 empreendimentos de todo o país dos segmentos de artesanato, agroindústria e turismo. Alguns deles são do Ceará.

O Talentos do Brasil Rural atua nos setores de produtos e serviços. No primeiro, foram selecionadas a Central de Cooperativas Copacaju, localizada em Pacajus, e a Associação Comunitária Barreira, do município de Barreira, ambas produtoras de castanha de caju e derivados. No segmento de serviços, o projeto selecionado foi Roteiro: cultura e ecologia em busca do futuro, da Associação Cooperativista do Assentamento Coqueirinho, de Fortim, no litoral leste. “O foco do projeto é a abertura de um novo mercado para a agricultura familiar, o mercado turístico, seja pela comercialização de produtos ou de serviços”, explica a analista do Sebrae no Ceará, Vânia Fernandes.

De acordo com o articulador local do projeto, Mesquita Aires, o turismo tem sido trabalhado como importante vetor de geração de emprego e renda tanto pelo governo federal como pelo estadual. Ele explica que o projeto Talentos do Brasil Rural chega para reforçar esse papel, juntando os agricultores aos potenciais compradores e qualificando os empreendimentos. “O projeto contribuirá para que os produtos da agricultura familiar possam competir no mercado turístico”, ressaltou Aires.

A previsão é que o projeto seja executado em 18 meses. Nesse período, a proposta pretende fazer com que a castanha de caju e os produtos derivados produzidos pelos agricultores familiares do Ceará ganhem as mesas de hotéis e restaurantes não só de Fortaleza, mas de todo país. Outra meta é qualificar o Assentamento Coqueirinho para o turismo comunitário rural, para que possa oferecer atividades diversificadas aos turistas e, assim, atrair o público que assistirá aos jogos do mundial.

Estão previstas também ações de apoio à comercialização dos produtos em todas as regiões do país e a realização de um estudo para conhecer a oferta e a demanda da agricultura familiar nos destinos. Todas serão desenvolvidas para agregar valor e diversificar a oferta, com base em valores socioambientais e sustentáveis.

Com a atuação do projeto, hotéis, restaurantes e lojas de artesanato passarão a adquirir produtos de melhor qualidade e preço, tendo em vista que poderão negociá-los diretamente com o produtor. Sendo assim, poderão oferecê-los aos turistas com preço mais atraente. Essas empresas também poderão transmitir uma imagem de responsabilidade socioambiental e aproveitá-la em ações de marketing.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot