X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Com ações sustentáveis, pizzaria tem casa cheia na Bahia


Brasília – A economia de água e luz foi decisiva para o Rei da Pizza, em Camaçari (BA), conquistar o mercado. O proprietário, Jamilton Pereira da Silva, apostou em ações sustentáveis, que abrangem da conscientização ambiental à compra de equipamentos modernos.

A trajetória empresarial de Jamilton começou em 1991, quando ele resolveu abrir uma pequena lanchonete de sucos e sanduíches. Deixou o emprego num banco e colocou a mão na massa com a ajuda da esposa e de apenas um funcionário. A produção mensal, na época, era de mil lanches e o faturamento da loja atingia R$ 15 mil.

Depois de muito trabalho atrás do balcão, ele percebeu que era hora de expandir o negócio. Resolveu aumentar a loja e começou a vender pizza, artigo ainda inexistente no cardápio dos restaurantes da cidade. “O sucesso foi total”, lembra. Com a casa cheia e listas de espera para ocupação das mesas diariamente, a inauguração de mais três unidades do Rei da Pizza foi inevitável. Nessa época, o restaurante passou a oferecer ainda massas, grelhados e tira-gostos.

Parte do lucro de Jamilton, no entanto, escorria pelo ralo. As perdas giravam em torno de 5% da produção diária. Foi quando ele decidiu apostar em ações sustentáveis para alavancar os negócios. Hoje, na Rei da Pizza, o desperdício é de menos de 1%. O descarte diário dos ingredientes reduziu 30% depois que o empreendedor capacitou os 68 funcionários sobre gestão ambiental. “A mudança de hábitos ajudou a diminuir o desperdício durante a produção dos pratos”, afirma.

O lay out da empresa também foi alterado. Foi construída uma central de produção para abastecer as quatro lojas. O local é climatizado, arejado e iluminado para aproveitar a luz solar. Com a nova arquitetura, houve redução do consumo de água e energia. Após as medidas, a conta de luz ficou 30% mais barata e a economia de água foi de 15%. Outra opção do Rei da Pizza foi comprar as sobras de eucalipto de uma empresa local de reflorestamento e tratamento de madeiras. O produto é usado no aquecimento do fogão à lenha.

O lixo passou a ser separado: resíduos sólidos são doados a recicladores da cidade. A parte orgânica é destinada a compostagem, que gera adubo para a horta comunitária da empresa. As hortaliças são divididas entre as famílias dos funcionários e usadas na produção do restaurante.

Tecnologia

Jamilton investiu na compra de um forno combinado de tecnologia a vapor, que permite usar menos óleo e água. O cozimento é feito com o líquido do prórpio alimento. Com a nova máquina, a redução do consumo de óleo foi considerável. Os 500 litros usados por mês foram reduzidos para 250 litros.

Ele reconhece que o Sebrae foi parceiro de seu sucesso como empresário. Na instituição, fez vários cursos para melhorar a gestão de seu negócio. “Junto ao Sebrae, vi que era possível apostar na sustentabilidade, reduzir custos e aumentar o lucro”, comemora. Atualmente, o faturamento mensal da empresa é de R$ 300 mil e a produção mensal de 15 mil refeições.

Rio+20

Há 40 anos, o Sebrae promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa. Sustentabilidade é empreendedorismo, eficiência, inovação, gestão, lucro e responsabilidade social e ambiental. Por isso, a entidade é parceira oficial da Rio+20.

O Sebrae é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos negócios, que correspondem a 99,1% das empresas brasileiras, mais de 2,4 milhões de empreendedores individuais e 4,4 milhões de agricultores familiares. Isso corresponde a mais de 37 milhões de pessoas comprometidas com o empreendedorismo no país.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Rei da Pizza
(71) 3621-5624/ (71) 9118-0736

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot