X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Comércio Total já atendeu a mais de 15 mil comerciantes


Vitória – Na capital do estado, a maior parte dos pequenos estabelecimentos de comércio estão fora do centro da cidade. Com o objetivo de levar suporte e capacitação a esses empresários, o projeto Comércio Total, do Sebrae no Espírito Santo, já atendeu a mais de 15,7 mil participantes desde a inauguração do programa, em 2009.

Ao todo, foram realizadas cerca de 7,2 mil consultorias e elaborados quase 1,4 mil planos de negócios em diversos municípios, dando aos empresários a oportunidade de melhorar os resultados dos empreendimentos. A cada ano, o Comércio Total amplia a abrangência, levando capacitação também aos pequenos estabelecimentos comerciais do interior do estado – o programa já percorreu 43 municípios capixabas.

A iniciativa tem sido importante para melhorar a gestão e dinamizar o comércio de bairro, com foco no setor varejista e prestadores de serviços. “Quando criamos o projeto, a preocupação era como atingir o pequeno comércio de bairro. Quando ouvimos a recomendação de bater na porta do cliente, já estávamos fazendo isso aqui”, conta o diretor de Atendimento do Sebrae no Espírito Santo e mentor do projeto, Ruy Dias.

A instituição realizou uma pesquisa em 2010 e 2011 e descobriu que 86,1% dos entrevistados aplicaram os conhecimentos adquiridos nas consultorias. “O Comércio Total é um verdadeiro presente para os locais por onde passa, gerando uma mudança efetiva no perfil do comércio local. É um projeto inovador, tanto por ser um aprendizado permanente para o sucesso dos pequenos negócios, como pelo fato de levar um dos serviços mais elaborados do Sebrae, que são as consultorias gratuitas nas próprias empresas”, comenta a gerente de Atendimento Coletivo – Comércio do Sebrae no Espírito Santo, Christiane Barbosa.

A empresária Flávia dos Santos, da Cheiro Suave Cosméticos, recebeu uma consultoria para melhorar o visual da loja. Ela atua há cinco anos no bairro Boa Vista, em Vila Velha (ES). “A consultora do Sebrae veio à minha loja, tirou fotos e orientou sobre as mudanças que eu precisava fazer. Aumentei a placa com nome da loja, instalei uma porta de vidro e mais balcões. Também climatizei o ambiente para ficar mais aconchegante para o cliente”, conta. Com um plano de negócios, Flávia transformou a pequena loja de cosméticos em um completo salão de beleza, onde os clientes compram os produtos e também aproveitam os serviços no local.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae no Espírito Santo
Karla Monteiro
([email protected])
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo