X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Comércio Total já atendeu a mais de 15 mil comerciantes


Vitória – Na capital do estado, a maior parte dos pequenos estabelecimentos de comércio estão fora do centro da cidade. Com o objetivo de levar suporte e capacitação a esses empresários, o projeto Comércio Total, do Sebrae no Espírito Santo, já atendeu a mais de 15,7 mil participantes desde a inauguração do programa, em 2009.

Ao todo, foram realizadas cerca de 7,2 mil consultorias e elaborados quase 1,4 mil planos de negócios em diversos municípios, dando aos empresários a oportunidade de melhorar os resultados dos empreendimentos. A cada ano, o Comércio Total amplia a abrangência, levando capacitação também aos pequenos estabelecimentos comerciais do interior do estado – o programa já percorreu 43 municípios capixabas.

A iniciativa tem sido importante para melhorar a gestão e dinamizar o comércio de bairro, com foco no setor varejista e prestadores de serviços. “Quando criamos o projeto, a preocupação era como atingir o pequeno comércio de bairro. Quando ouvimos a recomendação de bater na porta do cliente, já estávamos fazendo isso aqui”, conta o diretor de Atendimento do Sebrae no Espírito Santo e mentor do projeto, Ruy Dias.

A instituição realizou uma pesquisa em 2010 e 2011 e descobriu que 86,1% dos entrevistados aplicaram os conhecimentos adquiridos nas consultorias. “O Comércio Total é um verdadeiro presente para os locais por onde passa, gerando uma mudança efetiva no perfil do comércio local. É um projeto inovador, tanto por ser um aprendizado permanente para o sucesso dos pequenos negócios, como pelo fato de levar um dos serviços mais elaborados do Sebrae, que são as consultorias gratuitas nas próprias empresas”, comenta a gerente de Atendimento Coletivo – Comércio do Sebrae no Espírito Santo, Christiane Barbosa.

A empresária Flávia dos Santos, da Cheiro Suave Cosméticos, recebeu uma consultoria para melhorar o visual da loja. Ela atua há cinco anos no bairro Boa Vista, em Vila Velha (ES). “A consultora do Sebrae veio à minha loja, tirou fotos e orientou sobre as mudanças que eu precisava fazer. Aumentei a placa com nome da loja, instalei uma porta de vidro e mais balcões. Também climatizei o ambiente para ficar mais aconchegante para o cliente”, conta. Com um plano de negócios, Flávia transformou a pequena loja de cosméticos em um completo salão de beleza, onde os clientes compram os produtos e também aproveitam os serviços no local.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae no Espírito Santo
Karla Monteiro
([email protected])
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot