X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Composição de imagens do Maranhão é destaque


Brasília – Como traduzir em imagens a trajetória de pessoas que mudaram o destino com as próprias mãos? O repórter cinematográfico Edyjoel Rosa de Oliveira, da TV Cidade – afiliada da Record, em São Luís no Maranhão, encontrou soluções engenhosas para ressaltar o valor do trabalho das personagens.

As três matérias da série Mãos do Desenvolvimento Regional, apresentadas em dezembro de 2011, contaram com a participação dos repórteres Rayssa de Souza Alves e João Francisco Carvalho Júnior. Pelas imagens, Edyjoel recebeu Menção Honrosa de Repórter Cinematográfico da quarta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, nesta terça-feira (3), em Brasília.

Pelas lentes da câmera desse repórter cinematográfico, até restos de frutas e folhas, usados como ingredientes de ração animal, ganham nobreza ao serem arrumados com perfeito equilíbrio de formas e cores. Na matéria que mostra a produção de um sítio ecológico, Edyjoel explora ângulos inusitados para realçar as nuances das árvores, do terreno e dos animais, compondo imagens bucólicas que valorizam o resgate de antigas técnicas de manejo.

O jogo de luz e sombra foi outro recurso utilizado pelo repórter cinematográfico na abertura da matéria, que mostra mulheres catando cascas de mariscos na praia. O corte para a mesa de trabalho muda o foco para a criação de delicadas esculturas de animais pintadas em cores vivas.

O close nas mãos de quem trabalha com o buriti ressalta a habilidade das artesãs no manuseio da fibra e na transformação dessa matéria-prima em bolsas, por exemplo. A proximidade das mãos também é utilizada para mostrar o corte da palmeira.

Em todas as matérias da série, fica evidente o cuidado com as imagens captadas por Edyjoel. O resultado final indica que houve um estudo prévio para a escolha dos cenários, dos objetos e dos detalhes a serem ressaltados, todos componentes fundamentais para valorizar o resultado do trabalho dos empreendedores. 

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo