Porto Alegre – Depois de passarem por 20 horas de capacitação sobre compras conjuntas, micro e pequenas empresas (MPE) produtoras de leite do município de São Pedro do Sul apostam na união para diminuir custos e aumentar as vantagens frente ao mercado. A iniciativa é do programa Juntos para Competir, uma parceria entre Sebrae no Rio Grande do Sul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação de Agricultura (Farsul).
Ao aderirem à compra conjunta, as MPE só têm benefícios. Segundo a gestora do projeto Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro, Lidiane Soldatti, essa metodologia permite, por meio do aumento do volume de mercadoria, diminuição do preço de custo, maior prazo para pagamento, ampliação da rede de contatos e aumento da competitividade. Durante a oficina em São Pedro do Sul, em outubro, as MPE participantes fizeram uma compra experimental. “O grupo optou pela obtenção de sal mineral e conseguiu negociar um valor 15% menor”, completa a analista do Sebrae no estado.
O sucesso da primeira ação motivou o grupo de produtores a planejar a próxima aquisição. Dono de uma produtora de leite há três anos, Elio Naetzold já passou por diversas atividades do Sebrae no estado. Entre elas, capacitações sobre produção leiteira, custos de produção, além de visitas técnicas e dias de campo.
Desde o término das capacitações, Elio se reúne com um grupo de empreendedores – também capacitados pelo Sebrae – para pesquisar ofertas, trocar ideias e, como consequência, obter produtos e serviços de forma econômica. “Nos encontramos no dia 5 de novembro e, como a reunião teve ótimos resultados, vamos começar a nos ver mensalmente. A próxima compra acontece dia 3 de dezembro”, afirma o empresário.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch, promover atividades que ajudam o setor da produção de leite também afeta a economia do país. “Considerado o terceiro maior produtor leiteiro do mundo, o Brasil precisa manter os bons resultados. Para isso, o Sebrae faz questão de criar oportunidades para que as empresas do segmento possam aperfeiçoar sua gestão”, ressalta.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias