X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Conheça o verdadeiro Dr. Fantástico: John Von Neumann [Atualizado]

John Von Neumann foi a base para o Dr. Fantástico

Saiba mais sobre John Von Neumann, o Dr. Fantástico. O matemático que mudou sua vida e só você não sabe.


Jonh Von Neumann e Openheimer no Projeto Manhattan.

Jonh Von Neumann e Openheimer no Projeto Manhattan.

Se alguém mudou o seu mundo enquanto vivo, Von Neumann é um grande candidato ao nº 1. Ele está na base do pensamento moderno, na economia, na teoria da evolução, na teoria dos jogos. Conheça um pouco no texto abaixo.

John Von Neumann

Virtualmente todos os computadores hoje, de super-computadores de US$10milhões até pequenos chips para celulares e brinquedos, todos tem uma coisa em comum: eles todos são “máquinas de Von Neumann”, variações de uma arquitetura básica de computação que John Von neumann, construindo sobre o trabalho de Alan Turing feito nos anos 40. Homens ficaram famosos por menos que isso. Mas durante a vida deste matemático húngaro que teve um dedo em tudo desde física quântica até nas políticas dos EUA durante a guerra fria, a máquina de Von Neumann foi quase uma de suas menores realizações.

Nascido de pais judeus prósperos em Budapeste em 1903, Von Neumann foi uma criança pródigia que podia dividir números de oito dígitos de cabeça aos seis anos, aprendeu cálculo com oito anos e deslumbrava os amigos de seus pais ao bater os olhos em uma lista telefônica e recitar páginas inteiras de cor. A matemática rapidamente se tornou o foco de seus estudos, culminando em um Ph.D. pela Universidade de Budapest com 23 anos.

Depois de imigrar para os EUA em 1933, Von Neumann foi contratado, junto com Albert Einstein, pelo recém formado Instituto de Estudos Avançados em Princeton, N.J., um instituto sem fins-lucrativos de pesquisa criado pela família Mabmberger com os lucros de suas lojas de departamento. O I.A.S. provou ser um playground intelectual perfeito para o gênio sem fronteiras de Von Neumann. Ele se jogou com entusiasmo em problemas intratáveis um após o outro, de matemática abstrata das mecânicas quânticas até problemas práticos de previsão meteorológica, hidrologia e padrões de fogo de artilharias.

Há alguma estrutura por trás de jogos como xadrez e poker? Von Neumann investigou e no processo inventou a teoria dos jogos – uma corrente da matemática que trouxe novos insights para campos variados como economia e teoria evolucionista. O Nobel de economia de 1997 foi dado para teóricos de jogos, o sétimo prêmio que veio das idéias de Von Neumann.

Com a 2.a Guerra Mundial, Von Neumann foi recrutado para o Projeto Manhattan e trabalhou na construção da Bomba A e H. A sua principal contribuição foi supervisionar os vastos e complexos cálculos matemáticos – feitos primeiramente a mão e depois com computadores eletrônicos primitivos – requeridos para desenhar as bombas.

Depois da guerra, ele retornou para o I.A.S. e ficou obcecado com computação. A visão de Von Neumann para as máquinas foi além de tarefas aritméticas para os quais elas foram desenhadas. No seu computador idealizado, as mesmas unidades de memória que guardavam dados, como números ou textos também mantinham instruções passo a passo que poderiam ser programadas para realizar qualquer tarefa. Von Neumann persuadiu o cético comitê de gestão do I.A.S. a alocar $100,000 – uma grande soma em 1945 – para construir o MANIAC, o primeiro de uma séria de máquinas de Von Neumann que incluiam o JOHNNIAC (no Laboratório Nacional Argonne) e o IBM 701, um dos progenitores da lucrativa linha de mainframes da IBM.

O Dr. Fantástico é John Von Neumann.

O Dr. Fantástico é John Von Neumann!!!

Eu visitei recentemente os arquivos da I.A.S. e folheei os cadernos manuscritos de Von Neumann descrevendo a construção e testando seu computador primitivo. Intermediado com dados técnicos estão comentários como: “5 a.m.: Eu fiquei sobre isso toda a noite e ainda não consigo achar o problema. Eu estou frustrado e vou pra cama!” – um sentimento que qualquer programador irá reconhecer. Von Neumann não apenas inventou o programa de computador; ele foi o primeiro hacker da história.

Conforme a rivalidade com a União Soviética esquentou, Von Neumann se tornou um conselheiro estratégico em política de defesa. Ele foi apontado pelo presidente Dwight D. Eisenhower para a Comissão de Energia Atômica, onde supervisionou a construção do arsenal nuclear norte-americano no pós-guerra. A teoria dos jogos de Von Neumann se tornou uma ferramneta para analisar o impensável – a guerra atômica – e levou a doutrina de “destruição mútua assegurada”, que iria dar forma a estratégia dos EUA pelas próximas duas décadas. Von Neumann também se tornou um ícone da guerra fria. Com cancêr no pâncreas , ele estóicamente continuou a ir as reuniões do AEC até sua morte em 1957. Em sua cadeira de rodas, o cientista com seu sotaque húngaro e que matematicamente analisava o apocalipse é creditado como o modelo para o personagem do Doutor Strangelove no filme de Stanley Kubrick.

[Atualização] Vídeo com entrevista de John Von Neumann:

Escrito por Nathan Myhrvold, CTO da Microsoft e colecionar de antigos supercomputadores
Traduzido 24/2/2011 por André Bartholomeu Fernandes

Leia mais em: http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,21839,00.html#ixzz1EsmVM7us

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot