Rio de Janeiro – O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) apresentou sete tecnologias emergentes para monitoração, controle e automação de poços, que podem ser transformadas em produtos ou soluções para o mercado. O desafio foi lançado para cerca de 40 micro e pequenas empresas fluminenses, nesta sexta-feira (9), no Rio de Janeiro.
Essa ação é um dos desdobramentos do convênio do Sebrae no Rio de Janeiro com o Cenpes. O piloto começou a ser desenvolvido em agosto deste ano. Treze empresas de pequeno porte foram selecionadas pela instituição e pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) para transformar oito tecnologias em bens ou serviços. O modelo foi tão bem-sucedido que será replicado em todo o país.
A proposta é promover a integração do conhecimento por meio das Redes Temáticas da Petrobras, que reúnem institutos de pesquisa e universidades. O Cenpes dispõe de 67 tecnologias ao todo e, na outra ponta, o Sebrae identifica as empresas mais adequadas ao perfil de cada demanda. O eixo desse projeto é aumentar o volume nacional dos produtos da cadeia.
O Sebrae no Rio de Janeiro já trabalha pensando no aprimoramento dessa ação-piloto. O diretor Armando Clemente anunciou negociações com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para que empresas de pequeno porte de base tecnológica possam se capitalizar para desenvolver os projetos. “Vamos também articular para atrair empresas internacionais que queiram trabalhar em parceria no país. Temos que transformar ideias em negócios efetivos”, afirmou.
Para o empresário José Augusto Pereira da Silva, da Pipeway, que trabalha com inspeção de dutos, o modelo construído pelo Sebrae e pelo Cenpes intensifica a troca de conhecimento entre instituições de pesquisa, universidades e empresas. “Boas soluções não podem ficar restritas a um único ambiente, até porque só são consideradas inovadoras quando chegam ao mercado”.
“Comecei a participar há um ano e o projeto do Cenpes e Sebrae já me beneficiou muito. Aumentam as oportunidades de negócio e conhecimento”, arremata o empresário Eduardo Szrajbman Vaz da Silva, da empresa Tecnoclade.
Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias