Nova Petrópolis – Desde a manhã desta terça-feira (21), o Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS) é palco dos debates do 3º Fórum Nacional sobre Cooperativas de Crédito de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores. O primeiro painel da tarde foi dedicado ao tema Cenários dos Pequenos Negócios com as Cooperativas de Crédito.
As apresentações tiveram como mediador o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Também participaram dos debates Ênio Meinen, diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob); Paulo Valadares, superintendente do Banco Cooperativo Sicredi (Bansicredi); Márcio Port, presidente do Sicredi Pioneira; e Lúcio César de Farias, assessor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central.
Ênio Meinen destacou que as micro e pequenas empresas (MPE) representam 99% do total de empreendimentos brasileiros. Com base nesse dado, afirmou que há uma grande oportunidade para as cooperativas de crédito no segmento. O representante do Bancoob afirmou que as cooperativas conseguem oferecer serviços com taxas menores devido, por exemplo, a serem instituições sem fins lucrativos.
Paulo Valadares, do Bansicredi, informou que a carteira de clientes pessoas jurídicas da instituição está fortemente baseada nas MPE. Ele assinalou a necessidade de as cooperativas estarem vinculadas aos pequenos negócios, empreendimentos que mais geram empregos no país. Paulo observou que as cooperativas de crédito têm a vantagem de conhecerem a realidade dos locais onde estão situadas, fator que contribui para um atendimento de grande qualidade. Também assinalou a necessidade de se padronizar boas práticas que possam ser seguidas por todas essas entidades.
Márcio Port, do Sicredi Pioneira, também destacou a presença das MPE em sua carteira de clientes pessoas jurídicas, que chega a 92%. Port declarou que as cooperativas, por estarem mais próximas da realidade dos seus associados, conseguem oferecer serviços personalizados. Citou como exemplo uma linha de crédito destinada a atender os fabricantes de chocolate de Gramado (RS).
Lúcio César de Farias, do Banco Central, lembrou a evolução sustentável do crédito no Brasil nos últimos tempos. Ele elogiou características das cooperativas de crédito como a capilaridade e a diversidade de produtos e serviços oferecidos. Lúcio chamou a atenção para a necessidade dessas instituições buscarem eficiência, reduzirem custos e qualificarem seus profissionais.
O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, observou no encerramento do painel a convergência dos pontos de vista mostrados. Ele comentou a sinergia existente entre os palestrantes, que apontaram abordagens diversas sobre os temas do painel.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias