X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cooperativas têm crédito facilitado para pequenos negócios


Nova Petrópolis – Desde a manhã desta terça-feira (21), o Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS) é palco dos debates do 3º Fórum Nacional sobre Cooperativas de Crédito de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores. O primeiro painel da tarde foi dedicado ao tema Cenários dos Pequenos Negócios com as Cooperativas de Crédito.

As apresentações tiveram como mediador o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Também participaram dos debates Ênio Meinen, diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob); Paulo Valadares, superintendente do Banco Cooperativo Sicredi (Bansicredi);  Márcio Port, presidente do Sicredi Pioneira; e Lúcio César de Farias, assessor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central.

Ênio Meinen destacou que as micro e pequenas empresas (MPE) representam 99% do total de empreendimentos brasileiros. Com base nesse dado, afirmou que há uma grande oportunidade para as cooperativas de crédito no segmento. O representante do Bancoob afirmou que as cooperativas conseguem oferecer serviços com taxas menores devido, por exemplo, a serem instituições sem fins lucrativos.

Paulo Valadares, do Bansicredi, informou que a carteira de clientes pessoas jurídicas da instituição está fortemente baseada nas MPE. Ele assinalou a necessidade de as cooperativas estarem vinculadas aos pequenos negócios, empreendimentos que mais geram empregos no país. Paulo observou que as cooperativas de crédito têm a vantagem de conhecerem a realidade dos locais onde estão situadas, fator que contribui para um atendimento de grande qualidade. Também assinalou a necessidade de se padronizar boas práticas que possam ser seguidas por todas essas entidades.

Márcio Port, do Sicredi Pioneira, também destacou a presença das MPE em sua carteira de clientes pessoas jurídicas, que chega a 92%. Port declarou que as cooperativas, por estarem mais próximas da realidade dos seus associados, conseguem oferecer serviços personalizados. Citou como exemplo uma linha de crédito destinada a atender os fabricantes de chocolate de Gramado (RS).

Lúcio César de Farias, do Banco Central, lembrou a evolução sustentável do crédito no Brasil nos últimos tempos. Ele elogiou características das cooperativas de crédito como a capilaridade e a diversidade de produtos e serviços oferecidos. Lúcio chamou a atenção para a necessidade dessas instituições buscarem eficiência, reduzirem custos e qualificarem seus profissionais.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, observou no encerramento do painel a convergência dos pontos de vista mostrados. Ele comentou a sinergia existente entre os palestrantes, que apontaram abordagens diversas sobre os temas do painel.

 

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot