Brasília – Observar a diversidade da clientela e encontrar soluções diferenciadas foi o desafio que o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, apresentou aos gerentes de atendimento e gestores dos programa Negócio a Negócio e Sebrae para Empreendedores Individuais, nesta terça-feira (03). Ele abriu os debates realizados na tarde do primeiro dia do Encontro Nacional de Inclusão Produtiva, que será realizado até quinta-feira (05), em Brasília.
O diretor lembrou que os diferentes públicos atendidas pelo Sebrae, como micro e pequenas empresas, empreendedores individuais (EI) e pequenos negócios rurais representam grande desafio para os colaboradores da instituição nos estados. “A estratégia de abordagem precisa ser diferente. Os programas, metas e a linguagem também devem ser diferenciados”, disse Carlos Alberto.
Ele advertiu que o desafio aumenta na medida em que o ambiente econômico favorável aos pequenos negócios se consolida no país. Carlos Alberto disse que o crescimento do mercado exigirá um empenho ainda maior na difusão da educação empreendedora. “A concorrência aumenta e há empresas deixando de existir porque dão passos errados e não aproveitam as oportunidades”, destacou.
Somente entre EI, a instituição atende, atualmente, cerca de 1,3 milhão de pessoas – de um total de mais de dois milhões de trabalhadores por conta própria já formalizados. A meta do Sebrae é aumentar o número de atendidos em até 25% ao ano. “Engajamento, garra e ciência são fundamentais para isso”, finalizou.
Após o diretor-técnico do Sebrae falar aos gerentes e gestores, o analista da instituição Rodrigo Estrela de Freitas expôs as metas do programa Negócio a Negócio. Novamente os empreendedores individuais apareceram no foco principal das ações. Estrela mostrou estatísticas que apontam que apenas 10 atividades concentram 50% dos EI. Atualmente, o governo federal permite mais de 470 atividades no programa. “Precisamos olhar as oportunidades que surgem e apontar caminhos a eles. Precisamos resgatar outros setores”, afirmou.
Segundo o analista do Sebrae, o aumento da capacidade operacional da instituição, o desenvolvimento de novas formas de atendimento e a adequação de conteúdos para os EI são os desafios principais para os colaboradores. Estrela recomendou atenção especial para a Semana do Empreendedor Individual, que acontece em julho deste ano. “Ao chegar à tenda, o empreendedor precisa encontrar um local adequado. É importante que este espaço exista não somente para a formalização, mas para a orientação em gestão destes trabalhadores”, afirmou.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias