Natal – Imagine um vestido cujo tecido é feito de fitas do Senhor do Bonfim ou luminárias que estampam a época do cangaço. Esses são exemplos simples de como a criatividade pode ser determinante para criar produtos com valor agregado. Os novos modelos de negócios que buscam inspiração na cultura, apropriando-se de ferramentas tecnológicas ou de design, serão foco do Seminário de Economia Criativa do Rio Grande do Norte.
O evento, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, será realizado na quarta-feira (15), no auditório da instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo 0800 570 0800.
O seminário tem como tema A criatividade a favor do empreendedorismo e está inserido na programação do Agosto da Alegria, evento do governo estadual com atrações culturais e folclóricas na capital potiguar, durante 30 dias. A proposta do Sebrae é mostrar como a criatividade é fundamental para o funcionamento dos negócios e motiva soluções simples e inovadoras.
“Esse novo modelo de empreendedorismo tem inspiração na cultura e apropria-se desse elemento para criar novos produtos e basear seus negócios”, explica a gestora de Produção Associada à Cultura do Sebrae no Rio Grande do Norte, Cátia Lopes. Segundo a gestora, o objetivo do seminário é apresentar, discutir e compreender a economia criativa, as políticas públicas e a dinâmica dessas atividades.
Para abrir os debates, o autor do livro Cultura e Mercado, Leonardo Brant, presidente da Brant Associados, consultoria estratégica especializada em negócios criativos, falará sobre o Empreendedorismo Criativo.
Modelos de negócios
A economista e consultora Lídia Goldenstein abordará os diversos setores envolvidos na economia criativa e o pernambucano Edgar Andrade apontará os cenários e as oportunidades do setor e apresentará os mercados e modelos de negócios criativos. Representando a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Christiano Braga vai detalhar como internacionalizar os produtos da economia criativa.
A sustentabilidade também entra nas discussões. O designer e artista plástico Eduardo Miguel Pardo ministra a palestra Negócios Criativos Sustentáveis. A experiência do Território Criativo da Bomba de Hemetério, de Recife, será relatada pela consultora Karina Zapata.
Serviço:
http://portal.rn.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias