João Pessoa – A criatividade aplicada na prática é um elemento importante para geração de renda, emprego e desenvolvimento de uma empresa ou região. A partir dessas ideias, a consultora em economia criativa, Ana Carla Fonseca Reis, proferiu uma palestra no Sebrae na Paraíba, nessa terça-feira (13). O evento contou com a participação de técnicos e analistas da instituição, além do secretário estadual de Cultura, o cantor e compositor Chico César, e do presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Milton Dornellas.
“Para ser criativo, é preciso ter acesso a coisas diferentes e se permitir pensar. Isso é muito importante para os empreendedores”, disse Ana Carla. Segundo ela, a economia criativa é um conceito novo. “A percepção de que a criatividade é singular, ou seja, não é transferível, é um elemento importante. O capital e a tecnologia podem ser transferidos, mas uma boa ideia é única”, completou a consultora, formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP).
Ana Carla destacou ainda que a singularidade da criatividade tem que ter raiz, “um lastro que sustente aquilo que foi criado”. Ela ressaltou que “é preciso buscar o que é diferente e incorporar isso ao que já faz parte do lugar”. Como exemplo, citou a gastronomia. “Um empresário da área precisa olhar para dentro, ver o que tem de diferente no seu local e buscar algo criativo. O Sebrae e o poder público têm o importante papel de ensinar a esses empreendedores a valorizar as suas riquezas de forma criativa”, completou.
O secretário Chico César acrescentou que “muitas vezes, no desejo de se tornar criativo e criar algo diferente, acabamos criando coisas novas, mas sem sustentabilidade”. Para ele, a singularidade da criação tem que estar associada ao dia a dia da região. “Nós, gestores públicos, temos que ser parceiros desse processo. Mas a iniciativa privada, os artistas, artesãos ou empreendedores também têm de se engajar para transformar suas atividades em negócio, sem descaracterizar seus produtos”, disse.
“Esse tipo de discussão é muito importante para começarmos a ter outro olhar sobre o que já é feito e avaliarmos o que pode ser melhorado nos nossos projetos do Sebrae. A partir destes novos conceitos, vamos levar esses conhecimentos para os empresários e empreendedores da Paraíba”, ressaltou a gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim.
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