X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

# Einstein completaria hoje 133 anos [Inspiração]

einstein

Einstein, o gênio que revolucionou a ciência, completaria hoje 133 anos.
Confira o fantástico documentário da PBS 2006, que explora a vida, a obra e o legado, disponível agora no youtube, em seis partes.
+ O manifesto pela alegria [Inspiração]. Aqui no Jornal do Empreendedor.


einstein e

Albert Einstein,um dos cientistas mais populares de toda história da humanidade,o gênio que revolucionou a ciência, completaria hoje 133 anos.

E nós do Jornal do Empreendedor, não poderíamos esquecer.

Como vejo o mundo – é um fantástico documentário da PBS 2006, que explora a vida, a obra e o legado, disponível agora no youtube, em seis partes.

O filme é uma peça essencial da história cultural e um olhar raro sobre uma das maiores mentes da humanidade.

De suas audaciosas façanhas científicas para suas notórias peculiaridades pessoais para suas convicções políticas controversas.

Vale à pena.

Einstein procura enfatizar seu ponto de vista do mundo e suas concepções em temas fundamentais à formação do homem, tais como o sentido da vida, o lugar do dinheiro, o fundamento da moral e a liberdade individual. O Estado, a educação, o senso de responsabilidade social, a guerra e a paz, o respeito às minorias, o trabalho, a produção e a distribuição de riquezas, o desarmamento, a convivência pacífica entre as nações são alguns dos temas que ele trata, entre outros.

Um breve discurso de Albert Einstein:

O espírito científico, fortemente armado com seu método, não existe sem a religiosidade cósmica. Ela se distingue da crença das multidões ingênuas que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual temem o castigo – uma espécie de sentimento exaltado da mesma natureza que os laços do filho com o pai, um ser com quem também estabelecem relações pessoais, por respeitosas que sejam. Mas o sábio, bem convencido, da lei de causalidade de qualquer acontecimento, decifra o futuro e o passado submetidos às mesmas regras de necessidade e determinismo. A moral não lhe suscita problemas com os deuses, mas simplesmente com os homens. Sua religiosidade consiste em espantar-se, em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza, revelando uma inteligência tão superior que todos os pensamentos humanos e todo seu engenho não podem desvendar, diante dela, a não ser seu nada irrisório. Este sentimento desenvolve a regra dominante de sua vida, de sua coragem, na medida em que supera a servidão dos desejos egoístas. Indubitavelmente, este sentimento se compara àquele que animou os espíritos criadores religiosos em todos os tempos.

Albert Einstein: How I See the World (Como eu vejo o mundo)

(Parte 1)

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

 

+ No verão de 1930, Einstein escreveu um manifesto pela alegria, de se manter por aí embevecido.

albert einstein e

Maravilhe-se

“A emoção mais bela que podemos experimentar é o sentimento de mistério.

É a emoção fundamental que está na origem de toda a verdadeira arte e ciência.

Aquele que desconhece essa emoção, aquele que já não consegue maravilhar-se, ficar arrebatado pela admiração, é como se estivesse morto; é uma vela que foi apagada.

Sentir que, por detrás de tudo o que pode ser experimentado, existe algo que a nossa mente não consegue captar, algo cuja beleza e solenidade só nos atinge indiretamente: isto é religiosidade.

Neste sentido, e apenas neste sentido, sou profundamente religioso.”

– Einstein

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo