X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cuiabá pode sediar evento internacional em 2013


Cuiabá – A capital mato-grossense poderá ser a sede Conferência Internacional de Saúde Quântica em 2013. A primeira edição do evento ocorreu em Gramado (RS), no final de abri, e reuniu mais de 1,5 mil participantes. Os organizadores Patrícia Acosta e Diego Azambuja estiveram em Cuiabá durante a semana para conhecer o Centro de Eventos do Pantanal e avaliar a estrutura da cidade para receber a conferência. O contato inicial foi feito pelo superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, durante sua participação na conferência.

Segundo Diego Azambuja, Cuiabá tem grandes chances de receber a conferência por ter mais coerência com a proposta do evento. “Não queremos ir para grandes metrópoles e Cuiabá ainda é uma cidade tranquila”, diz. Ele lembra ainda a proximidade com Chapada dos Guimarães e o fato da localidade estar no Centro Geodésico da América Latina. “Existe toda uma questão energética muito positiva, sem falar do meio ambiente”, destaca.

O organizador afirma que a edição 2013 da conferência, voltada a profissionais da área da saúde e bem estar, tecnologia de diagnóstico, será ampliada com a inserção de temas como agroecologia, produção de orgânicos, alimentação viva para reforçar seu conceito de sustentabilidade.

Para Azambuja, a estrutura do Centro de Eventos do Pantanal, a facilidade de acesso, as boas condições de deslocamento de Cuiabá, os preços compatíveis e a proximidade da hospedagem são pontos que também contam a favor da candidatura de Ciuabá à sede do evento.

Este é uma das muitas programações que estão sendo captados pela equipe do Sebrae em Mato Grosso, em parceria com o Pantanal Convention & Visitors Bureau. Até novembro desse ano, já estão agendadas dez ações para atrair eventos dos mais variados tipos, com previsão de público de 600 a 3 mil pessoas. Para 2013, já está previsto o 57º Congresso Brasileiro de Cerâmcia. para o ano seguinte, o XVII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem) e a XII Conferência Anpei de Inovação e Tecnologia. Já em 2020, a cidade deve sediar o Congresso Brasileiro de Anestesiologia.

Segundo Cely Coelho, técnica em captação de eventos do Sebrae no estado, esse trabalho é da maior importância para o incremento da economia local. Entre os 27 principais eventos de 2011, 8 foram captados pela equipe. Juntos, eles atraíram para Cuiabá 7.160 participantes.

O Centro de Eventos do Pantanal sediou em 2011, 304 programções, sendo que 51% do total foram reuniões, cursos e palestras; 24%, congressos e convenções; 22%, socioculturais; 2%, feiras comerciais; e 1%, mistos. Com relação à receita, os congressos, convenções e feiras respondem por 51% de toda a receita do espaço de eventos, seguido de cursos, palestras e reuniões, com 20%, e os eventos socioculturais, com 16%. Os eventos organizados por empresas privadas correponderam a 43% do total. Os levados pelo Sebrae totalizaram 38% e por entidades públicas, 16%. As outras iniciativas somaram juntas 4%.

No ano passado, o Centro de Eventos do Pantanal impactou a economia local em aproximadamente R$ 28.358.500, sendo que a maior movimentação financeira (40%) foi proporcioada pelo setor hoteleiro, seguido por alimentação (25%), compras e lazer (20%) e transportes (15%). No mesmo perído, foram gerados, aproximadamente 15,2 mil postos de trabalhos diretos.

Serviço:
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso
0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1261 e 1262
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraematogrosso
twitter.com/sebraemt
Lana Motta/MTB 597/MT – 55 65 3648 1261 (manhã)
Rita Comini/MTB 276/MT – 55 65 9932-1890
Centro de Eventos do Pantanal
55 65 3626-5539
www.eventospantanal.com.br

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo