X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Curso orienta sobre licenciamento ambiental na piscicultura


Teresina – O Sebrae no Piauí realiza diversas ações relativas à gestão do meio ambiente e ao licenciamento ambiental junto aos produtores de peixes em tanques-rede e viveiros escavados. Os cursos de educação ambiental e as consultorias facilitam a regularização das propriedades aquícolas.

“O objetivo dessas capacitações é incentivar práticas de piscicultura sustentável, além de conscientizar os produtores sobre a importância do uso racional da água”, comenta o gestor do Projeto de Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae no Piauí, João Pinheiro.

Dez empreendimentos dos municípios de Parnaíba, Piracuruca e Buriti dos Lopes estão regularizados ou em fase de regularização no que diz respeito ao licenciamento. Consultores da instituição fazem o acompanhamento nas fazendas, repassando informações técnicas, administrativas e financeiras aos produtores.

No estado, a responsabilidade do licenciamento ambiental é da Secretaria do Meio Ambiente (Semar), que obedece a legislação local vigente em consonância com o estabelecido na Lei Federal que regula o licenciamento. O procedimento administrativo permite a instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam recursos ambientais considerados efetivamente ou potencialmente poluidores, ou ainda que possam causar degradação ambiental.

Por meio do licenciamento, a administração pública busca exercer controle sobre as atividades humanas que interferem na natureza. Tem, por princípio, a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas em suas variabilidades físicas, bióticas, socioculturais e econômicas.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com.br/sebraepiaui

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo