Brasília – A edição 2012 do Desafio Sebrae recebeu 153.027 inscritos. Com isso, o maior game empresarial para universitários do país ultrapassa a marca de um milhão de participantes desde que foi criado, em 2000. A inscrição de número um milhão foi do estudante Nestor Martin Ruiz Reategui, da Universidade Federal do Amazonas, uma das duas mil instituições de ensino superior que têm apoiado essa iniciativa do Sebrae.
Nestor, de 20 anos, não é estreante no jogo. Participou do Desafio Sebrae em 2011, quando formou equipe com mais quatro colegas do curso de Administração. “Ficamos impressionados com a competição. Achava que era uma disputa virtual como outras de que participei. Mas era tudo muito real”, conta.
Morador do município de Benjamin Constant (AM), Nestor ficou sabendo do Desafio Sebrae na própria faculdade. “Fizeram uma palestra e me interessei bastante pelo formato do jogo, que também conta como carga horária em nosso curso”, relata. “Sem falar na premiação e nas bolsas de estudo, pois quero seguir carreira empreendedora”, adianta o universitário. Ele pretende abrir uma consultoria empresarial.
“É realmente uma experiência muito emocionante. Além de se prepararem para um mercado de competição acirrada, a convivência em virtude do jogo reforça a confiança e a amizade entre os participantes”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Com o Desafio Sebrae, a instituição promove a educação empreendedora, ao despertar o potencial de jovens universitários, estimulando futuros negócios inovadores, destaca o diretor.
O Desafio Sebrae é um jogo que alia o aspecto lúdico à formação do estudante ao simular a concorrência entre empresas em um mercado virtual. Os participantes desenvolvem a capacidade gerencial e, por meio de um software, trabalham as competências empreendedoras com a gestão de um negócio. Este ano, o tema do jogo são frutas tropicais.
Podem competir estudantes de todos os cursos de instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação. Desde a sua criação, universitários de mais de duas mil instituições já participaram da competição. “Trata-se de mais uma alternativa de inserção do universitário no mercado de trabalho, pela via do empreendedorismo. É uma oportunidade única para o estudante”, diz a gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti.
Educação empreendedora
O jogo faz parte do projeto de educação empreendedora da instituição, que visa difundir essa cultura no ensino formal brasileiro. Dentre os objetivos da competição, estão: incentivar o espírito empreendedor em universitários; estimular a capacidade gerencial e as habilidades para trabalho em equipe; e disseminar conceitos de competitividade, inovação, ética, sustentabilidade e responsabilidade social. O jogo alia o aspecto lúdico à formação do estudante, sendo um potencial gerador de futuros negócios inovadores.
Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias