Brasília – Depois de cinco meses de concentração, cálculos e estratégias, as unidades do Sebrae nos estados já finalizaram as rodadas semifinais e finais para o Desafio Sebrae, jogo virtual que simula a rotina de uma empresa. A final da fase nacional ocorre de 9 a 13 de novembro na Costa do Sauípe (BA).
Este ano, inscreveram-se mais de 154 mil alunos, sendo que 58% estão na faixa etária dos 18 aos 22 anos. A competição leva a prática da gestão de uma empresa a jovens de todo o país, com objetivo de desenvolver competências no ato de empreender. As equipes que chegaram até essa etapa fizeram exercícios de como administrar uma empresa, aprenderam a trabalhar em equipe e testaram resultados.
Para Rafael Gomes da Silva, estudante de Contabilidade, a vivência do Desafio Sebrae já rendeu uma excelente oportunidade para conhecer o mercado empresarial. “Meus pais têm uma empresa de material de construção em Maringá (PR), onde moro, e com o jogo posso entender melhor como funciona o mundo dos negócios”, afirma.
A mesma opinião tem o maranhense Arllenson Lima de Queiroz. Ele ressalta que a experiência possibilita a vivência do mercado real. “As minhas emoções estão à flor da pele porque tenho boas chances de ser campeão desta vez”, aposta. Arlesson, de 22 anos, está no segundo semestre de Direito e participou do Desafio nas duas últimas edições.
Para o advogado Pedro Henriques, vencedor do Desafio Sebrae de 2007, participar da disputa foi decisivo para abertura do próprio negócio. “Aprendi muito com o Desafio. Na faculdade, a gente não tem noções administrativas nem de gestão. Sempre quis ter o meu o próprio escritório. Participei três vezes do jogo e aprendi muito”, assinala. Hoje, Pedro é sócio de um escritório de advocacia em Salvador, especializado em Direito Empresarial.
Integrante da equipe vencedora na mesma época de Pedro, o médico Caio Nunes conta que ter participado do jogo foi uma vivência enriquecedora para conhecer atividades empreendedoras. Dono de uma clínica de soluções de tecnologia e diagnóstico por imagens, Caio aplica o que aprendeu no Desafio Sebrae no negócio, inaugurado este ano, em São Paulo. “Levei para a minha vida profissional o conhecimento de gestão e de trabalho em equipe adquirido em três edições do Desafio Sebrae”, garante o radiologista.
Protagonista
Segundo Lídia Henrique, analista de Capacitação Empresarial, o Desafio Sebrae coloca o estudante como protagonista da sua própria vida, pois ele se vê em um cenário propício para gerar negócios. “Estamos convictos da importância de levar programas de empreendedorismo para escolas e universidades. Temos que dialogar com professores, diretores de escolas e toda a cadeia educativa sobre empreendedorismo para que os jovens tenham alternativas de trabalho que não sejam apenas o trabalho tradicional”, destaca.
Para a edição de 2012, participarão da etapa final 32 equipes representantes de 26 estados, além do Distrito Federal, que simularão o gerenciamento de uma indústria de derivados de frutas tropicais, da produção das frutas à fabricação de sucos e polpas.
Todos os finalistas do Desafio Sebrae e os professores indicados pelas equipes serão premiados com um iPad. A equipe campeã do Brasil e o professor indicado ganharão uma viagem a um centro internacional de empreendedorismo, além de cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e de inovação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). As equipes que conquistarem o segundo e terceiros lugares ganharão cursos de inovação do Coppe/UFRJ. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 13 de novembro na Costa do Sauípe, em Salvador.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias