X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Desafio Sebrae finaliza rodadas estaduais


Brasília – Depois de cinco meses de concentração, cálculos e estratégias, as unidades do Sebrae nos estados já finalizaram as rodadas semifinais e finais para o Desafio Sebrae, jogo virtual que simula a rotina de uma empresa. A final da fase nacional ocorre de 9 a 13 de novembro na Costa do Sauípe (BA).

Este ano, inscreveram-se mais de 154 mil alunos, sendo que 58% estão na faixa etária dos 18 aos 22 anos. A competição leva a prática da gestão de uma empresa a jovens de todo o país, com objetivo de desenvolver competências no ato de empreender. As equipes que chegaram até essa etapa fizeram exercícios de como administrar uma empresa, aprenderam a trabalhar em equipe e testaram resultados.

Para Rafael Gomes da Silva, estudante de Contabilidade, a vivência do Desafio Sebrae  já rendeu uma excelente oportunidade para conhecer o mercado empresarial. “Meus pais têm uma empresa de material de construção em Maringá (PR), onde moro, e com o jogo posso entender melhor como funciona o mundo dos negócios”, afirma.

A mesma opinião tem o maranhense Arllenson Lima de Queiroz. Ele ressalta que a experiência possibilita a vivência do mercado real. “As minhas emoções estão à flor da pele porque tenho boas chances de ser campeão desta vez”, aposta. Arlesson, de 22 anos, está no segundo semestre de Direito e participou do Desafio nas duas últimas edições.

Para o advogado Pedro Henriques, vencedor do Desafio Sebrae de 2007, participar da disputa foi decisivo para abertura do próprio negócio. “Aprendi muito com o Desafio. Na faculdade, a gente não tem noções administrativas nem de gestão. Sempre quis ter o meu o próprio escritório. Participei três vezes do jogo e aprendi muito”, assinala. Hoje, Pedro é sócio de um escritório de advocacia em Salvador, especializado em Direito Empresarial. 

Integrante da equipe vencedora na mesma época de Pedro, o médico Caio Nunes conta que ter participado do jogo foi uma vivência enriquecedora para conhecer atividades empreendedoras. Dono de uma clínica de soluções de tecnologia e diagnóstico por imagens, Caio aplica o que aprendeu no Desafio Sebrae no negócio, inaugurado este ano, em São Paulo. “Levei para a minha vida profissional o conhecimento de gestão e de trabalho em equipe adquirido em três edições do Desafio Sebrae”, garante o radiologista.

Protagonista

Segundo Lídia Henrique, analista de Capacitação Empresarial, o Desafio Sebrae coloca o estudante como protagonista da sua própria vida, pois ele se vê em um cenário propício para gerar negócios. “Estamos convictos da importância de levar programas de empreendedorismo para escolas e universidades. Temos que dialogar com professores, diretores de escolas e toda a cadeia educativa sobre empreendedorismo para que os jovens tenham alternativas de trabalho que não sejam apenas o trabalho tradicional”, destaca.  

Para a edição de 2012, participarão da etapa final 32 equipes representantes de 26 estados, além do Distrito Federal, que simularão o gerenciamento de uma indústria de derivados de frutas tropicais, da produção das frutas à fabricação de sucos e polpas.

Todos os finalistas do Desafio Sebrae e os professores indicados pelas equipes serão premiados com um iPad. A equipe campeã do Brasil e o professor indicado ganharão uma viagem a um centro internacional de empreendedorismo, além de cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e de inovação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). As equipes que conquistarem o segundo e terceiros lugares ganharão cursos de inovação do Coppe/UFRJ. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 13 de novembro na Costa do Sauípe, em Salvador.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot