João Pessoa – Os empreendimentos liderados por mulheres crescem mais rápido que os que têm homens no comando. O comentário do diretor do Sebrae na Paraíba, Ricardo Madruga, marcou o lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Campina Grande, na última terça-feira (08). Ele citou a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (Gem) de 2010, que apontou que 49% das empresas brasileiras têm líderes do sexo feminino. Segundo ele, “elas têm maiores chances de permanecer no mercado porque são detalhistas”. O evento será realizado nesta quarta-feira (09) em Pombal, e, na quinta-feira (10), em Patos.
Geuba Carla, da revista Lis, estava na solenidade e pretende se inscrever. “A iniciativa é ótima, principalmente pela oportunidade de aprendermos novidades sobre como competir mais e melhor. Quero participar e, quem sabe, ganhar um prêmio para continuar a evoluir profissionalmente”, comentou.
O lançamento também contou com a presença de algumas empreendedoras em edições passadas. Maria Nazaré dos Santos Barbosa, primeiro lugar na etapa estadual e em segundo na etapa nacional no ano passado pela liderança da Cooperativa Paraibana de Avicultura Alternativa e Agricultura Familiar (Copaf), de São Sebastião de Lagoa de Roça, não se satisfez. “Fiquei com vontade de competir mais. Estamos nos preparando para ganhar o primeiro lugar nacional em dois anos”, exclamou.
Segundo a gestora do prêmio na Paraíba, Maria José Menezes, o estado deve registrar mais de 60 inscrições em 2012. No entanto, o total de registros poderia ser maior. “Uma das dificuldades é a redação do relato da história da empreendedora. Vamos dar suporte às interessadas com uma oficina para mostrar para elas como fazer”, disse.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem três categorias. Na categoria Pequenos Negócios, concorrem donas de micro e pequenas empresas. As líderes de cooperativas e associação competem em Negócios Coletivos. Em 2012, foi incluída a categoria Empreendedora Individual para as trabalhadoras por conta própria formalizadas em atividades fotógrafa, costureira e doceira, entre outras, com renda anual de até R$ 60 mil.
Para participar, basta acessar o site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br ou procurar uma agência do Sebrae até 31 de agosto. Podem se candidatar empresárias em atividade há pelo menos um ano.
Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108.1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias